D'APRÈS Um Vicente, algures entre LISBOA - LONDRES - XANGAI - BRUXELAS

quinta-feira, maio 5

Hangzhou, Religião e Xangai futurista

Dilectos You,

De volta ao tema Hangzhou para mais uns reports a partir de Xangai city. Muitas coisas haveria para descrever, mas do que me apetece mais falar é da cultura e da religião budista que, segundo percebi, tem muita importância na maneira de ser e sentir desta sino-rapaziada.

Templos

O
templo budista de Lingyin foi o primeiro local que visitei em Hangzhou. O nome Lingyin pode ser traduzido como "Reclusão Inspirada" ou "do "Retiro da Alma". O templo foi inicialmente construido em 326 DC embora, devido a guerras e outras calamidades, já tenha sido destruído e reconstruído 16 vezes. A forma actual deve-se a um dos imperadores da dinastia Qing (a última de todas), o qual tinha grande veneração pelo lugar.

Image hosted by Photobucket.com

É um dos mais importantes complexos de templos budistas a sul do rio Yang-tsé (incluindo Xangai!) e consequentemente estava a abarrotar de gente! Há pessoas que vêm de bastante longe para ali orar, por acreditarem que as orações ali feitas têm mais efeito. A Lu tem alguma crença no amigo Buda, e seguiu na perfeição (e para alguma surpresa minha) o ritual básico prescrito a qualquer peregrino - o que significa comprar alguns conjuntos de paus de incenso à entrada e acendê-los em caldeirões com brasa à entrada de cada um dos 5 templos que constituem o complexo. Em cada um dos 5 templos estão localizadas as estátuas gigantes dos diferentes tipos de Buda, à frente das quais se tem que fazer umas quantas vénias pondo os paus de incenso entre as duas mãos à altura da cabeca. Eu para tudo olhava com extremo interesse, e documentei alguma coisa com fotos.

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Foi a primeira vez que entrei em tal tipo de local e, embora o meu espírito educado na religião católica se tenha sentido um pouco deslocado e sem saber bem como se comportar, gostei muito da atmosfera. O templo, mais precisamente o complexo de templos, estão estruturados da seguinte forma:

- Depois da entrada principal (que tem sempre uma barra de pedra ou madeira na estrutura da porta, à altura dos pés, pelo que se tem de dar um pulinho para entrar - parece que é para não deixar entrar os maus espíritos) existe um primeiro edifício onde está de frente para quem entra a estátua do "Buda Feliz" (gordo e sorridente, chamado Maitreya, a quem se costuma orar para pedir felicidade); a primeira sala é geralmente denominada "Sala dos Reis dos Céus" porque encostados às duas paredes laterais figuram estátuas representando os 4 reis protectores do Buda e do Reino dos Céus - cada um com um estilo diferente e com uma arma diferente (um guarda chuva, uma cobra, uma espada e uma guitarra chinesa, são umas figuras típicas...)

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

- Dentro do mesmo edifício tem que se tornear o Buda Feliz, e de costas para ele costuma estar um outro Buda que tem como características um ar mais sisudo, um terceiro olho na fronte e uma especie de espada na mão. Parece que o Deus dos Budistas (?) começou por pôr o Buda Sisudo de frente para quem entra, mas isso afugentava os crentes pelo que resolveu pôr o Buda Feliz nessa posição. Isto atraíu muita gente aos templos mas tambem ladrões que gostavam de roubar as riquezas que encontravam. Por essa razão à entrada está sempre o BF, para convidar a entrar, e à saida o BS para meter medo a quem pense em roubar (é o último a quem se ora, antes de sair do templo). How ingenious! :-p

Image hosted by Photobucket.com

- Ao sair pelas traseiras do primeiro edifício está sempre um ou mais lanços de escadas que há que subir para ir dar a um segundo templo, denominado "Sala do Grande Herói", onde se encontra o mais importante dos Budas, o príncipe Siddharta Gautama. Na verdade há 3 estátuas do mesmo tipo, mas ligeiramente diferentes umas das outras: a da esquerda representa o passado (Medicine), a do meio o presente (Sakyamuni, estátua que mede mais de 20 metros) e a da direita o futuro (Amithaba). Em geral pede-se a estes Budas pelo bem da familia, pela vida afectiva pessoal, pelos amigos e pela saude do proprio e de quem e querido.

Image hosted by Photobucket.com

- Nas costas do Siddharta, no mesmo edifício está uma Buda feminina (?), chamada Guanyin, uma das quatro mais importantes estudantes do Siddharta, a quem se pede normalmente ajuda a passar as dificuldades mais problemáticas da vida e boa sorte no desenrolar da gravidez e no nascimento dos filhos.

Image hosted by Photobucket.com

- Enfim, e por aí fora nos restantes 3 templos ao longo do percurso de subida, os quais contêm estátuas de outros tipos de Buda: a "Sala do Mestre Farmacêutico", a "Sala da Grande Misericórdia" e o "Pavilhão da Fonte de Água Fresca". A Lu diz que só é costume acender o incenso nos primeiros dois templos, que foi o que ela fez.

Image hosted by Photobucket.com

Na foto abaixo estão gravados na parede dezenas de caracteres chineses, cada um com um significado (amor, amizade, sucesso...). É um costume ou crença as pessoas tocarem no caractere cujo significado desejam , mesmo que para isso tenham que dar um valente pulo ou pendurar-se nas costas de alguém.

Image hosted by Photobucket.com

Para além disso existe ainda no complexo um outro edifício chamado a sala dos 500 budas, na qual, tal como o nome indica, estão dispostas esculturas de 500 budas tipicamente chineses. São todos diferentes uns dos outros e distribuídos por áreas representando os quatro pontos cardeais (a sala é espantosa!).

Image hosted by Photobucket.com

Uma das coisas que mais gostei no complexo, para além da beleza exterior dos edificios e do interior dos templos, foi a forma como tudo aquilo está integrado no ambiente natural. Está tudo feito para aproveitar o declive da montanha, a vegetação belissima (árvores muito antigas, jardins bem cuidados), pelo que os muitos monges que ali estudam e vivem (e vimos bastantes...) gozam de uma atmosfera fantástica.

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Visitei outros templos em Nanjing e Hangzhou (incluindo templos dedicados ao Confúcio), mas este foi o mais imponente e inspirador. O ambiente fez-me lembrar os filmes de artes marciais (tipo Kill Bill, com o Mestre Pai Mei, ou a mítica série "Os Jovens Heróis de Shaolin") e os meus estágios de montanha de karaté na Serra de Sintra!


Mantendo-me no tema religioso, mas fazendo agora a ponte com Xangai e a religião Cristã, visitei a Catedral de S. Inácio (de Loyola, com certeza...) na zona sudoeste de Xangai, agora denominada Catedral Xujiahui. É a maior catedral católica da cidade e foi fundada por um padre missionário jesuíta italiano (quem mais vinha para tão longe...) em 1904. Parece que há cerca de 140 000 católicos na cidade (pensei que fosse menos...). O Governo diz que dá alguma liberdade religiosa mas não tem muito boa relação com os católicos por duas razões principais no presente: a política de restrição de natalidade (cada casal só pode ter no máximo 2 filhos) que vai frontalmente contra a visão de Roma, e o facto do Vaticano reconhecer Taiwan como país independente.

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

O edifício da igreja é relativamente pequeno, há muitas imagens e estatuetas da Virgem Maria (parece que é a principal devoção por estas bandas), fotos do falecido JP II, mas o mais curioso é que segundo a Lu e um amigo meu chinês a igreja funciona tipo clube. Isto quer dizer que há alguma restrição à entrada, e disseram-me que como tenho ar de europeu (finalmente!) turista ninguem me põe restrições, mas se forem só chineses pedem o cartão de catolicidade!!! Que cena!


Pagodes

Fiquei a adorar pagodes!!! Para quem não sabe são uma espécie de torres, normalmente localizadas no cimo ou na vertente de elevações, e que têm um simbolismo associado à religião budista. Servem para contemplação da paisagem, e eu acho que também é um regalo contemplá-las.

Image hosted by Photobucket.com

Principalmente a nº1 de Hangzhou (chamada Leifeng), com vista para o grande lago, escadas rolantes e elevador para chegar ao cimo, é um encanto!

Saudações cordiais por hoje

PS1: o comboio que liga a área financeira de Xangai (onde estão concentradas as sedes dos principais bancos e empresas multinacionais a operar na China, bem como a Bolsa - é tipo a City de Londres mas bastante maior em área e altura), chamada Pudong, ao aeroporto com o mesmo nome é o que se pode chamar em bom português uma excentricidade!! O comboio chama-se MagLev (julgo que deve ser diminutivo para levitação magnética) e, segundo info barrigaduresca, é único no Mundo. Uma ida custa cerca de 5 euros e serve para fazer os pouco mais de 50 km de distância em 7 minutos e meio. A meio do percurso atinge a velocidade de 430 km/h!! Segundo me disseram é de tecnologia francesa e é um sistema que não foi implantado em França por não ser financeiramente a melhor opção. Tambem não é rentabilizável ou economicamente racional em Xangai, mas segundo inside info a decisão foi política - há muito dinheiro para gastar em infraestruturas públicas e vontade em afirmar Xangai no Mundo, pelo que se achou que este tipo de show-off era para levar adiante! Os utentes agradecem, a cidade no seu todo é que nao sei!

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

PS2: Ontem à noite fomos visitar um dos edifícios mais altos do Mundo, a Torre Jinmao também na área de Pudong. Tem 88 andares (porque 8 é o número da sorte para os chineses), 420 metros de altura, é o edifício mais alto da China e o quarto mais alto do Mundo. A arquitectura do edifício é gira, faz lembrar um gigantesco pagode budista construído em aço e vidro, e para os chineses tem um significado particular: Jinmao significa 'economia' e 'comércio', e traz significados adicionais de 'ouro' e 'prosperidade'. Toda a parte superior do edifício (a partir do 54º andar) é um hotel de 5 estrelas chamado Grand Hyatt e no último andar há um bar ao qual toda a gente pode aceder, incluindo o bicente e companeros! A arquitectura do interior do edifício é um espanto e a vista lá de cima do bar sobre a cidade qualquer coisa de irreal. Claro que com o preço do consumo mínimo quase só vimos westerners e acabámos por nos pisgar para um bar noutra zona da cidade para beber umas bjecas!

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

PS3: Fui passear para a zona do estádio olímpico de Xangai, onde estão por estes dias a decorrer os campeonatos mundiais de ping pong. Coisas insólitas se passaram:
- Primeiro vi um jogador sueco a fugir a correr do pavilhão principal com ar aflito, e com umas dezenas de pessoas a persegui-lo (fundamentalmente jornalistas e admiradoras chinesas a pedir autógrafos). Segundo soube mais tarde o tipo ganhou um jogo importante, e parece que os suecos são tradicionalmente os maiores adversários dos chineses em ping pong masculino e desta levaram a melhor (embora talvez lhes custe caro...)
- De seguida, ia eu a sair do complexo desportivo e veio uma garota chinesa (bem baixinha) pedir-me para tirar uma foto. Inicialmente pensei que queria que lhe tirasse a foto com as amigas, mas depois deixou claro que o que queria era tirar uma foto apenas comigo. Eu lá disse ok mas perguntei-lhe porquê, ao que respondeu "Because you are so tall!". Fiquei a olhar para ela com uma sensação de ambiguidade - será que ser alto é bom por estas bandas e as gaijas gostam, ou serei tipo artista de circo/figura estranha?? A Lu só se ria...

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

2 Comments:

Blogger nadja said...

Li todos os posts de Xangai e tou impressionada com o teu detalhe e com um bocadinho de inveja por não poder viver todas essas emoções... reflexologia a 5€ a sessão compensa bem o café a 3....

3:15 da tarde

 
Blogger nadja said...

Li todos os posts de Xangai e tou impressionada com o teu detalhe e com um bocadinho de inveja por não poder viver todas essas emoções... reflexologia a 5€ a sessão compensa bem o café a 3....

3:15 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home