D'APRÈS Um Vicente, algures entre LISBOA - LONDRES - XANGAI - BRUXELAS

quarta-feira, abril 27

O George tinha razão!

Chi-le-ma caríssimos
("Já comeram?" traduzido à letra - é uma forma de cumprimento chinesa equivalente a "Como estão?")

Estou hoje a escrever-vos de Nanjing, uma "pequena" cidade de 6 milhões de habitantes localizada a 300 km de Xangai para o interior oeste. Descobri que a província onde fica localizada Nanjing (Jiangsu de seu nome), uma das mais pequenas do país em termos territoriais, tem uma população total de 60 milhões de pessoas. Ora isto é o tamanho do Reino Unido, e é maior que Portugal e Espanha juntos! Daí que só agora entenda verdadeiramente a frase desse grande visionário incompreendido que é George W. Bush: "A China é um pais cheio de chineses"! Chamo a atenção para a subtileza com que ele utilizou o "cheio de", ele sabia bem do que estava a falar! Nunca vi tanta gente junta! As ruas são uma confusao inimaginável, pessoas a andar no meio da estrada, bicicletas e motoretas eléctricas nos passeios, carros sempre a buzinar e em ultrapassagens de meter medo. Xangai já era a puta da confusão, mas isto... E a poluição atmosférica é demais, deve ser a rinite geral!

Image hosted by Photobucket.com

Também acho que não devem vir aqui muitos ocidentais pela cara com que olhavam para mim, acho que nem no Togo me senti tão bicho raro (tipo caniche cor de rosa !).

Image hosted by Photobucket.com

Para além disso o pessoal aqui tem um ar um pouco "rural". A cidade também parece um estaleiro, está tudo em construção, parece que vão receber um evento nacional importante no verão. É também das cidades mais quentes da China por ficar localizada num vale rodeado de montanhas.

Uma das razões pelas quais Nanjing e relativamente famosa no contexto da China é pelo facto de ter sido capital do país entre 1911 e 1949 quando voltou a ser Pequim (deixou de ser depois do ultimo imperador). Os fundadores e a sede do Kuomitang (partido do Chiang Kai-Shek, o que fugiu para Taiwan depois da revolução do Mao) são aqui, e visitei hoje o local onde o ideólogo mítico da democracia republicana na China (um tal de Sun Yat-Sen) viveu e exerceu o poder até morrer, no centro da cidade.

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Por ser a capital durante a 2ª guerra, Nanjing foi super afectada pelos japoneses, os quais se instalaram na cidade depois de a bombardearem e não trataram muito bem os nativos (nomeadamente as mulheres, das quais fizeram "damas de companhia" à força). Parece que é dos sitios na China onde têm mais ódio aos nipónicos, a par com a zona nordeste (Manchúria) e Xangai que foram invadidas e ocupadas na 2ª guerra.

Amanhã vou para Hangzhou que, segundo dizem, é o paraíso na terra. Confirmaremos (ou não...)!


Ni hao por hoje



PS: Devo-vos dizer que não tenho acesso à minha página do blog. Consigo entrar no blogger.com, editar o texto, pôr umas fotos mas não as consigo ver nem ao texto. Se as fotos do post anterior estiverem muito pequenas ou grandes lamento mas é difícil corrigir. Também praticamente não tenho acesso a sites estrangeiros (bbc, cnn...), só ao Público e Expresso. Curiosamente também não a nenhum dos jornais desportivos nacionais :) É mesmo limitante viver por cá em termos de acesso ao que se passa no resto do Mundo.