D'APRÈS Um Vicente, algures entre LISBOA - LONDRES - XANGAI - BRUXELAS

sexta-feira, abril 29

Sino-Observações e Nanjing

Olá a partir de Hangzhou,

5o dia na China, são agora 10 da noite e a esta hora já estou em clara quebra física! Para além de me ter fartado de andar pelas montanhas nos dois últimos dias, hoje dormi pouco porque fiquei a ver o Chelsea até quase às 4 da matina (a tv chinesa transmitiu em directo o Mourinho e seus pupilos). E não valeu muito a pena, fora mais uma exibição 5 estrelas do Ricardo Carvalho não houve golos e não achei que o Chelsea tivesse jogado grande coisa. Espero que hoje o Sporting faça picadinho dos holandeses, mas infelizmente não vai dar para ver essa jogatana :(

Cheguei ontem a mais uma pequena cidade do centro da China (cerca de 6 milhões de habitantes, tal como Nanjing - ambas cerca de metade de Xangai) por onde me vou quedar pelos próximos dois dias. Mas esta cidade não tem nada a ver com Nanjing, é super ordenada, bonita e diria mesmo que quase se assemelha a uma cidade europeia. Fica localizada a cerca de170 km a sudoeste de Xangai e as maiores atracções têm a ver com o magnífico lago e as montanhas que o rodeiam, onde se localizam diversos templos budistas, pagodes, campos de chá (prometo que vos trago o melhor que puder, nomeadamente ao SR que já pediu) e outras delícias que ficarão para o post de amanhã. Só vos digo e que tem sido um enorme privilégio conhecer o que tenho vindo a conhecer nestes dias com a minha super-guia!

A China tem-me estado a surpreender pelo desenvolvimento que tenho visto. Atenção que me refiro a esta parte do país, que está entre as 2 ou 3 mais ricas! Nas duas viagens inter-cidades que fiz até agora, fi-lo em transportes de excelente qualidade:

- De Xangai a Nanjing viajei num comboio novo cuja velocidade média rondou os 150 km/h ao som do "Bridge over troubled water" do Paul Simon e outras músicas do género. Fui parte da viagem a conversar com dois businessmen, um sul coreano e um chinês, que iam fazer contactos com clientes em Nanjing. A conversa foi tipicamente sobre economia, o estado actual da chinesa, coreana e da europeia. Eles perguntavam um ao outro quantas horas por semana trabalhavam e ambos chegaram à conclusão que não estavam ao nível dos americanos ou japoneses apesar de dizerem trabalhar mais de 45 horas por semana! O chinês trabalhava para uma empresa de super-condutores e o coreano em trading (de quê nao sei...), o qual se saiu com a frase de que é muito fácil fazer dinheiro, não tem segredo nenhum. Eu não lhe respondi, só sorri e pensei para mim que gostava de dizer uma destas com aquela confiança! Mas gostei de falar com eles!

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

- De Nanjing a Hangzhou viajei de camioneta, sempre com ar condicionado (importantíssimo porque têm estado temperaturas de mais de 30 graus e com a humidade que faz custa andar na rua ao sol!) e com intervalo entre bancos "à minha altura" (o que não é facil arranjar em qualquer lado, seja em Portugal ou outro), sempre por autoestrada. A única coisa menos positiva foi o facto de os condutores de pesados por estas bandas encostarem todos à esquerda e ser preciso umas boas buzinadelas para saírem da frente. E assim é dificil cochilar, pois claro!

Hangzhou está cheia de centros comerciais, zonas de lazer, jardins e uma zona de bares e restaurantes perto do lago onde tenho ido comer por tuta e meia e que é excelente. Isso é outra coisa óptima, aqui é tudo bastante barato.
Comer tambem tem sido um prazer, já deu para experimentar até agora sapo, pombo, tartaruga, caracóis e quero ver se ainda lhe dou no cão ou no gato :)

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Enfim, ando de barriga cheia. Só os pequenos almoços é que são demasiado esquisitos para mim, café só com leite e de pacote, sumo de laranja só aquecido, não há um pãozinho ou queijinho ou presuntinho de manhã e prespegam-me com arroz frito, "porridge" de arroz com salgados e outras cenas nefastas!

Mas ainda vos queria escrever mais qualquer coisa acerca da última cidade que visitei,

Nanjing

Observações

Como vos disse em post anterior aquele centro da cidade é uma confusão tremenda! As figuras mais castiças sao os ciclistas, alguns tipos incluem:
- O ciclista que carrega 4 bilhas de gás na parte de trás da bicicleta ou barras de ferro 2 vezes maiores que o comprimento da dita
- O ciclista que usa máscara de enfermeiro para se proteger da tremenda poluição
- O ciclista que tem uns óculos de sol do tamanho da cara, porque faz um calor do caraças naquela terra

Mas o curioso é que a atmosfera muda bastante entre a noite e o dia. À noite, com menos trânsito e pessoas na rua, e os néons e placards publicitários gigantes acesos nos edifícios mais altos (a presença de empresas e comércio de marcas internacionais é muito forte por todo o lado!!), a cidade fica com um ar mais civilizado a atraente. Acho que é um bocado assim na maioria das cidades asiáticas e o mesmo (nas devidas proporções) se passa com Xangai.

Outra observação é a de que todos os táxis têm uma placa de plástico que rodeia apenas o lugar do condutor (e é o mesmo em Xangai e em Hangzhou). Parece que é para se protegerem de clientes potencialmente perigosos (ou vice-versa...). Outros dois pormenores: todos os taxistas usam luvas brancas, e todos os taxis têm um taxímetro que emite recibo automaticamente. Cool hum?

Politica e monumentos

Ontem a minha presença ilustre e da Lu em Nanjing coincidiu com a presença do presidente do Kuomintang (um partido de Taiwan) na mesma cidade. Parece que foi a primeira vez que um alto dirigente de Taiwan visitou a China continental nos últimos 50 anos, pelo que ontem de manhã a cidade estava num burburinho e só se falava do assunto das notícias nacionais. Entre visitas a Pequim e Xangai o tipo resolveu comecar o seu périplo por Nanjing para prestar homenagem ao fundador do seu partido que está sepultado num mausoléu fantástico, o qual fica localizado numa área verde enorme num extremo da cidade (tipo Monsanto). Ora, sem sabermos eu e a Lu entrámos nessa área verde para visitar os monumentos por lá existentes (todos a roçar o deslumbrante) e damos com um enorme amontoado de pessoas, câmaras e camionetas de tv, jornalistas e a parafernália do costume nestas ocasiões. O tipo estava a discursar no fim da sua visita ao mausoléu e fomos ouvir um bocado (a Lu a traduzir pois está claro!) e tirar umas fotos de ocasião.

Image hosted by Photobucket.com

No mausoléu, uma estutura tipo subida às pirâmides aztecas no México em que no cimo está o edifício com o túmulo, está sepultado o Sun Yat-Sen que foi o fundador do KMT.

Image hosted by Photobucket.com

O tipo era um médico que se tornou político no fim do séc. XIX e lutou muito contra o sistema imperial/feudal da China nessa altura (ver "O Ultimo imperador" do Bertolucci). Ele andou pela Europa e Japão e admirava muito as ideias da Revolução Francesa, pelo que se está mesmo a ver que queria implantar as ideias republicanas na China. Ele é conhecido pelos "3 principios do povo": democracia, nacionalismo e interesse público (e por isto é tambem muito respeitado pelos comunistas). Claro está que nessa altura a confusão politica na China era enorme, houve vários dirigentes no poder e não havia propriamente um país unido - no sul os republicanos ganhavam influência enquanto no norte (todo o território acima do rio Yang-tsé, que desagua em Xangai) as facções ligadas aos senhores da guerra controlavam o esquema (depois da derrota na guerra do ópio em meados do séc. XIX e das concessões aos estrangeiros em Xangai, o espírito nacional chinês estava completamente em baixo e o Sun lutou por recuperar a "força moral da nação"). A partir dos anos 20 o KMT passou a governar a China com o sr. Sun a presidir a partir da cidade de Nanjing. Mas os seus sonhos foram interrompidos em 1925 quando morreu - nessa altura o KMT mandou construir na cidade os monumentos magníficos que visitámos, não só o mausoléu (que esta cheio de símbolos do KMT, o sol branco sobre fundo azul que tambem consta da bandeira de Taiwan) como também uma área com um templo budista e um enorme edifício que os chineses chamam pagode. Este foi erigido em homenagem aos mortos pelo KMT na guerra civil que poucos anos depois estalou com o partido comunista, o qual foi ganhando muita força com o passar dos anos até à 2a guerra mundial. Achei também piada a várias esculturas de animais à volta destes templos e edifícios, alguns de estilo Ming :)

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Por essa altura o Chiang Kai-Shek já tinha ganho proeminência (era um militar e os militares ganham sempre proeminência em situações de conflito, muitas vezes até os causam para o conseguirem...). A luta entre os 2 partidos é interrompida com a invasão japonesa, e ambas as facções juntam-se e lutam contra os mauzões nipónicos (ainda hoje se fala nisso como uma semente de cooperação para o futuro próximo entre Taiwan e Pequim) de onde saem vitoriosos. Depois do fim da 2a guerra voltam "à porrada" e os comunistas tomam conta do país em 1949 com o Mao, enquanto o Chiang foge para Taiwan com o seu exército, o corpo político do KMT e muito povo (que se juntou aos habitantes nativos de Taiwan que lá existiam). O resto da estória é conhecida (apoio dos americanos na guerra fria e até hoje, parlamento democrático e vários partidos implantados, desenvolvimento económico...), o KMT não está interessado na independência da Formosa até aos dias de hoje (são outros os partidos que a defendem, nomeadamente o que está agora no poder) porque me parece que o sonho deles é voltar a ser um dia o partido de poder em toda a China. O presidente actual do KMT (Lien Chen) veio agora à China a convite do Hu Jintao para ajudar a pacificar as relações dos dois lados do estreito e porque ele está na oposição agora e o Hu deve estar a querer tirar força ao actual PM em Taiwan. É o jogo político, mas em todo o caso o Chen tem feito uns bons discursos, ainda hoje na Universidade de Pequim fartou-se de falar em aproximação e cooperação entre os dois países, nas virtudes da democracia e mudança na China sem nunca confrontar directamente o governo chinês - o tipo é um orador muito hábil e sabe "jogar", pelo que não foi de estranhar o interesse com que os "populares" o receberam em Nanjing e que têm no KMT. O meu feeling pessoal a partir desta minha estada por cá é que se no futuro houver multipartidarismo na China (evoluírem para um modelo do tipo ocidental) só há duas hipoteses de haver grandes partidos: ou há uma cisão no PC e criam-se dois partidos fortes a partir das diferentes alas hoje existentes, ou então o KMT volta à cena chinesa e torna-se ele próprio um grande partido (porque tem história e tradição) de estilo social-democrata ou socialista. Como dizia um professor que tive(mos), "a História faz-se com as ideias disponíveis" e no presente não me parece haver muitas ideias distintas para se formar um novo partido forte. O que os meus amigos chineses dizem é que o cenário de democracia ainda esta muitíssimo longe de se concretizar, nao deve ser nas próximas dezenas de anos...

Mas as relações comerciais e políticas entre China e Taiwan são cada vez mais intensas e frequentes, os empresários taiwaneses têm investido muitíssimo na China continental e deve ser por aí que a integração se vai fazer. Um exemplo é o da mudança nas políticas agrícolas, com a China a propôr abrir o seu mercado interno às exportações de frutas taiwanesas porque a época de produção em Taiwan corresponde ao pico da época de consumo na China (e também porque os agricultores taiwaneses são dos principais apoiantes do partido pró-independentista agora no poder...). O que a China está a fazer em relação a Taiwan é o mesmo que está a fazer em relação a vários países asiáticos: cada vez uma maior abertura dos mercados, IDE e cooperação em muitas áreas (chamam-lhe parcerias estratégicas, tipo as que a UE faz com os paises do norte de África, Médio Oriente e Leste, ou seja, políticas de boa vizinhanca para evitar tensões), para ser aceite, continuar a desenvolver-se e no futuro ganhar ainda mais influência no "xadrez" da Ásia em comparacao com o Japão. Uma imagem disto é a roda viva de visitas que os altos dirigentes chineses tem feito esta semana:

- Passado fim de semana na conferência de Bandung (Ásia e África)
- No princípio da semana na Indonésia, que era grande aliado dos EUA na região e criticava muito a China, mas o Bush parece que anda mais preocuopado com o Iraque e a Europa pelo que a Indonésia se está a voltar um pouco para a China (promessas de IDE no sector mineiro, da energia e maior abertura no comércio)
- A meio da semana nas Filipinas (que faz parte da zona de comércio livre ASEAN) para mais acordos de cooperação, nomeadamente para explorar petróleo e gás natural no Mar do Sul da China juntamente com o Vietnam (dependência a mais do Médio Oriente não é bom)
- Hoje não sei que ainda nao vi as notícias (a propósito o canal CCTV 9, num inglês correctíssimo, é óptimo, é tipo sic notícias; é claro que não há debates com diferentes pontos de vista sobre a situação interna da China, mas é muito informativo e traz sempre aos debates sobre as questões internacionais da Ásia uns académicos e políticos, Chineses e estrangeiros, bastante interessantes; e os documentários sobre a China, diferentes culturas e regiões também são fixes tal como as business news - será que em Portugal não podíamos também ter um canal no cabo em inglês para se perceber melhor lá fora os que se passa no nosso pequeno mas espectacular país???)!

Outra questão, e para terminar com estas observações sócio-políticas, é a relação com o Japão. Acho que é uma coisa tipo França e Inglaterra, ou Áustria e Itália (para não dizer Portugal e Espanha, que é politicamente incorrecto hoje em dia...). Há feridas do passado ainda relativamente recentes (2ª guerra), há questões no presente (disputas territoriais e livros de história) e problemas para o futuro (jogo de influência na região, militarização de ambos os países e quejandos). Na polémica recente, por exemplo, a China acusa o Japão de não ter feito como a Alemanha depois do Hitler, ou seja, a classe política daqueles tempos ter sido completamente afastada da esfera do poder tal como as ideologias nacional socialistas o foram (ver o filme alemão "A Queda", por favor, bem como o Imperial War Museum em Londres quando puderem, ambos imperdíveis!). No Japão manteve-se o sistema imperial que perpetuou a mesma classe dirigente nas esferas do poder, e há o medo que a candidatura a membro permanente do Conselho de Segurança da ONU traga nova militarização do Japão, dê força às alas mais à direita ligadas ao Exército e mudem a política pacifista que os nipónicos têm adoptado desde o pós-guerra (claro que a China não pode falar muito já que anda a investir bastante em armamento, mas como esteve do lado dos vencedores...). Também pode ser que a polémica seja toda por causa dos recursos energéticos disputados por ambos os países... Segundo parece os EUA também estão a rever a sua política geoestratégica no sentido de dar mais força ao Japão e perturbar a evolução da China; a(s) Coreia(s) é(são) o queijo no meio da sandes e corre(m) algum risco de ficar no meio da luta de influências entre dois pesos mais pesados.

Com a UE há agora a estória dos têxteis, vamos ver ainda no que vão dar as birras dos franceses e dos chineses... Comércio livre, comércio livre o caraças, da-ssssee!!!!

Bom, chega de políticas, próximo post sobre a fantástica cidade de Hangzhou. Vou partir amanhã e com pena :( Nunca tinha ouvido falar desta cidade e saio daqui um enorme fã!! Vou é ter que deixar para amanhã que já se faz tarde.

Bao Yibao (abraço no dialecto xangainense) por hoje

PS1: sempre que um chinês olha para mim e descobre que sou português fala imediatamente em futebol! É actualmente a nossa imagem de marca, pelo menos por estas bandas onde não se aprecia Vinho do Porto (bárbaros...)! Já me disseram que sou parecido com o Figo, e há bocado disseram que me parecia com o Rui Costa. Não sei se isso é bom ou mau actualmente, acho que preferia que me chamassem Mourinho! O problema é que o conhecem por cá mas não sabem que é português! Quando voltar a Xangai escrevo mais sobre coisas portuguesas na Ásia, e há alguma coisa a dizer!!

PS2: acho que consigo receber comments ao blog no meu hotmail, pelo menos recebi um da barrigadura e outro do SR, aos quais posso dizer que seguirei as respectivas sugestões (comboio e chá). Espero bloggar umas fotos no fim de semana.

PS3: Spoooooooooortinnnnggggg!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

1 Comments:

Blogger serebelo said...

Grande malha o teu blog! Esta incursão chinesa está a ser do melhor! Tu manda vir essas novas e essas fotos quando for possível.
Essa viagem deve estar a ser brutal, ainda para mais com uma guia pessoal :) Diverte-te e por mim podes comer o que quiseres... era o que eu faria.
See ya

3:24 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home