D'APRÈS Um Vicente, algures entre LISBOA - LONDRES - XANGAI - BRUXELAS

domingo, dezembro 12

Pubs

Excelsos,

O Pub é sem dúvida um dos mais importantes refúgios do macho britânico!

Acho que se deixassem de existir sentir-se-ia um vazio muito grande na sua vida quotidiana, o que fazer depois das 5?? Ir para casa aturar a mulher e os filhos?? E ao fim de semana, sem os jogos de Futebol da Premier League na Sky Sports, seguidos dos jogos de Rugby, que vêm antes do Cricket e das corridas de cavalos? Como seria ter de passar a tarde de sábado com a mulher às compras e os domingos a passear no parque com a família?? Seria pôr em causa toda uma cultura masculina sedimentada ao longo dos séculos, os valores tradicionais que são o tijolo e o cimento da sociedade - enfim, uma heresia!!

Dado o melindre e a importância sócio-cultural (e quiçá religiosa) deste tema resolvi tirar umas fotos e escrever um pequeno post sobre o assunto.
A abundância de pubs em Londres (e no Reino Unido em geral) é enorme, talvez não tão grande como a dos cafés e pastelarias em Portugal, mas aproximada. Nunca são é estabelecimentos muito pequenos, frequentemente ocupam edifícios de até 2 andares.

Uma das diferenças mais marcantes com os locais do género em Portugal é que todos os pubs são temáticos. O tema de cada um tem principalmente a ver com o próprio nome (que na maior parte dos casos está escrito na fachada principal com letras douradas - deve ser para combinar com a cor da cerveja...), mas também com as imagens associadas a esse nome. Em geral está sempre pendurada uma placa por cima da porta principal de cada pub com uma pintura ou desenho que ilustram o nome.
A maior parte dos temas têm a ver com assuntos relacionados com a História e cultura britânicas. Aqui vão alguns exemplos:

- Aristocracia e figuras históricas (Duke of Wellington e Admiral Nelson)




- Profissões (Chelsea's Potter e The Airman)




- Temas náuticos (Old Ship)


- Animais e caça (Dog & Fox, Red Lion e The Owl and the Pussycat)






- Temas satíricos (Dirty Dicks, Bishop's Finger e The Duke's Head)






Claro que em Portugal também temos templos masculinos de grande calibre onde a fauna do bairro costuma parar: entre estes importa distinguir o "Big Bebé" nos Olivais, o "Trinitá" em Queluz, o "Baptista" em Massamá ou a "Tasca do Careca" na Ajuda. Mas o estilo é um pouco diferente, um pouco menos rebuscado no caso português.

Um aspecto característico no interior dos pubs é o facto de o chão estar sempre coberto por alcatifa com padrões e cores normalmente não muito belos. Sempre me perguntei com tanta cerveja que se entorna como é que os tipos limpam as alcatifas, mas dizem que têm serviços de limpeza/lavagem bastante eficientes...
Outro aspecto típico são as mesas, cadeiras e toda a estrutura do bar serem em madeira castanho escura ou mesmo preta. Em suma, a maior parte deste tipo de pubs têm uma atmosfera acolhedora e calorosa, embora sejam em geral pouco iluminados. Durante o dia é quando se nota mais isto, parece que se entra dentro de uma caverna! Neste aspecto são diferentes dos pubs irlandeses, que na maior parte dos casos têm mais bom gosto na decoração dos interiores. As minhas visitas aos pubs têm do meu bairro têm sempre coincidido com os jogos do Chelsea - estes só passam na Sky Sports, pelo que só eu sei porque não fico em casa.

Para terminar, as marcas das cervejas que encontramos também não têm muito a ver com o que temos em Portugal. As mais frequentes são a Foster's (Australiana), a Tetley's (Inglesa), a Heineken (Holandesa), a 1664 (Inglesa), a Guinness (Irlandesa) e a Stella Artois (Belga). As que bebo mais são a Foster's e a Stella. A medida é a PINT, o que significa um copo de cerca de 0,5 lt ou um pouco mais de duas imperiais - beber menos do que a Pint só mesmo as gaijas. Infelizmente Super Bock, Sagres e Cintra é que não estão disponíveis...


Abaixo vai uma foto em que podem ver as costas e o pescoço de um típico habitante dos pubs - são anos e anos que permitem a um inglês adquirir esta constituição física! Faz lembrar o estilo de um personagem dessa sitcom mítica que dava há uns 10 anos na TV chamada "Cheers, Aquele Bar", o Norm. Lembram-se?


Para terminar o post de forma apropriada deixo-vos com um cheers, ou
Saúde a todos!

2 Comments:

Blogger serebelo said...

Tasca do Careca na Ajuda? Essa vais ter de me ajudar... Ela não fica em Picoas? Bem, dirás quando voltares.
Escrevo quando o Porto acaba de se sagrar campeão Intercontinental. Foi justo, os outros tipos devem ter aprendido a jogar na Grécia... Falando em futebol, parece que o Sporting ontem foi declaradamente roubado. E o Chelsea-Arsenal de hoje? Até eu gostava de ver...deve ser um jogão! Talvez apareça por aí num pub.
Já me esquecia... o governo demitiu-se.
See ya

2:40 da tarde

 
Blogger Um Vicente said...

O SR tem razão. A tasca do careca é realmente no Picoas ao lado do liceu camões. Há uma tasca igualmente castiça na Ajuda mas não me lembro do nome. E a 1664 é alemã e não inglesa, confirmei hoje.

O Chelsea lá empatou embora com um golo super esquisito do Henry. O Mourinho deve estar fulo! No pub aquilo estava quente, com pessoal a ofender-se uns aos outros durante o jogo. Eu cá fiquei quietinho no meu canto...

2:37 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home