D'APRÈS Um Vicente, algures entre LISBOA - LONDRES - XANGAI - BRUXELAS

domingo, novembro 28

Food Retailers

Olá viva,

Compras... É uma coisa que tenho feito com alguma regularidade ultimamente, principalmente de produtos alimentares. Onde ir, onde encontrar determinado tipo de produtos e a que preços,...?

Não sei se este tema tem algum interesse para vocês, talvez não... Depois digam-me! De qualquer forma pareceu-me interessante escrever alguma coisa sobre locais onde se pode comprar COMIDA.

Isto também se liga em alguma medida com outra coisa sobre a qual me apetecia escrever, que são as MARCAS (o marketing a vir ao de cima...). Não sei se se passa o mesmo com vocês, mas uma das coisas que eu mais estranho quando saio do país natal é o facto de não encontrar as coisas a que estou habituado, nomeadamente os produtos de determinadas marcas comerciais. É por isso que fiquei contente ao ver toldos de cafés em Londres com o símbolo da Delta ou Sical, parece que imediatamente me sinto num ambiente mais familiar. Como diz o Wim Wenders, as marcas/logotipos e determinados produtos fazem tanto parte das "paisagens" de um país como as paisagens naturais propriamente ditas. Desse ponto de vista "ambas" as paisagens britânicas são consideravelmente diferentes das de Lisboa, tanto os "verdes campos" cheios de ovelhinhas (ah, LACOPE, LACOPE...) como os néons! E habituar-me a isso leva o seu tempo, o "território" é-me ainda um pouco estranho (apesar do ano que passei em Newcastle), estou em fase de aprendizagem...

Enfim, fora as considerações filosóficas nota-se uma diferença imediata por aqui em relação a Lisboa quando se vai às compras: é que praticamente não há mercados nem mercearias no bairro onde vivo (as que há em geral pertencem a árabes ou paquistaneses e estão cheias de produtos étnicos que, embora aprecie de vez em quando, não me apetece consumir todos os dias - cus-cus, batata doce, carradas de gengibre, tão a ver...) e quase todos os produtos alimentares são comprados no que chamam por cá de food retailers. É um termo genérico que inclui desde os minimercados até aos hipermercados, mas o traço comum é que praticamente todos pertencem a cadeias/empresas retalhistas que operam a nível nacional. Algumas destas cadeias operam só em Inglaterra, outras em vários países da Europa continental, mas que eu saiba nenhuma em Portugal.

Nos passeios que andei a dar nos últimos dias resolvi começar a tirar fotos deste tipo de lojas (vá lá que até agora ainda ninguém se chateou!) para vos mostrar. Para os que já estiveram por cá não é novidade, para os outros acho que pode ser interessante ;)
As fotos dos food retailers abaixo estão ordenadas começando no mais "pechincheiro" e acabando no mais "exquisite".
O Iceland inclui só supermercados de pequena dimensão cheios de promoções do tipo "pague 2 e leve 5". Porque "terra do gelo"? God knows! Talvez os esquimós possam esclarecer...
O Aldi é tipo Lidl, está entre o supermercado e o hipermercado e a maior parte dos produtos é de marca própria.
Tanto o Iceland como o Aldi estão presentes essencialmente nas high streets, ou ruas comercias do centro das pequenas cidades/towns. O que os diferencia dos restantes descritos mais à frente é o facto de terem preços mais baixos e haver poucos produtos de qualidade. Sei que também há o SPAR e o Netto (havia em Newcastle), mas não vi nenhum recentemente por aqui. O pessoal é demasiado rico em Londres...




O Safeway também se localiza sobretudo no centro das cidades/towns e já tem produtos de maior qualidade e mais diferenciados que os dois anteriores. Este é o supermercado puro e duro e equivale mais ou menos ao nosso Modelo.



O Tesco é neste momento a cadeia nº1 no Reino Unido (as cores vermelho e azul dominam em todo o lado, o Belmiro lá sabia!). É onde tenho ido às compras mais vezes, tem preços acessíveis, produtos de boa qualidade e uma grande diversidade de escolhas. Nos vinhos vê-se bem a diferença com os anteriores. Acho que se destina sobretudo às classes média e média alta, embora tenha 4 modelos diferentes: vai desde os pequenos supermercados nos centro das towns (Tesco Express e Tesco Metro), aos supermercados médios um pouco fora do centro (Tesco normal, tipo Modelo) até aos grandes hipermercados fora das cidades, em geral nas vias rápidas (Tesco Extra, tipo Continente, Carrefour ou Jumbo), e que estão abertos 24 horas por dia. Estes tipos têm dado cabo da concorrência, principalmente de um outro chamado ASDA (que não há aqui nas redondezas, pelo que não tenho fotos...) que só tem lojas do tipo dos hipermercados portugueses (equivalente ao Jumbo, talvez). Para além disso o Tesco está em outros países da Europa, e parece que faz sucesso em Budapeste e Kiev (por estes dias deve ter feito bom negócio...). Por cá não se vê sombra do Carrefour, a maior cadeia a nível europeu - franceses e ingleses não se entendem mesmo...



O Sainsbury's era o nº1 nas preferências dos ingleses, deve ser a cadeia mais antiga. Este ano está a ter prejuízos e está a fazer mudanças de gestão segundo as notícias da BBC. São normalmente supermercados de média a grande dimensão, não localizados no centro das towns, com produtos de qualidade bastante boa (embora não de luxo) e dirigem-se a uma classe com mais poder de compra que os anteriores.



O Marks & Spencer é a versão inglesa do El Corte Inglés (ou vice-versa) e gabam-se de nunca terem gasto um pence de dinheiro em publicidade (confiam exclusivamente no "mouth to mouth"). Normalmente localizam-se no centro das cidades de maior dimensão, são department stores de vários andares em altura e apenas uma parte é dedicada a alimentos, o resto é vestuário, acessórios... (ao contrário das cadeias anteriores que são especializadas em produtos alimentares). A parte alimentar são produtos de elevada qualidade e preço, mas são muito diferenciados. É o tipo de coisas que não se encontra em mais lugar nenhum, mas se se quiser comprar produtos normais é difícil encontrar. Recentemente estão a diversificar e a abrir pequenos supermercados só de produtos alimentares nas high streets.



O Waitrose e o Harrod's são as estrelas! Que quiser comprar Caviar ou uma garrafinha de Don Perignon colheita especial é lá que encontra. Só para ricos, é escusado dizer que os preços são dos mais elevados e o Waitrose (supermercados de dimensão relativamente pequena localizados nas high streets) só se localiza em Londres e nos bairros mais chic (tipo Chelsea, Kensington, Richmond...); o Harrod's é um Marks & Spencer elevado ao cubo e só há um em Knigthsbridge - é o topo da "cadeia ecológica"! A parte alimentar é excelente.





E é isto, acho que está mais ou menos completo e espero que não esteja uma seca de texto! Como vêm o panorama é um pouco diferente do português também porque há mais segmentação e especialização - há um público alvo específico para cada tipo de loja e há uma consciência comercial em relação a isso. Em Portugal os hipermercados são mais generalistas, vendem tudo desde Cd's e comida, a livros e mobiliário - competem em todas as gamas e tipos de produto com os outros.
Se quiserem saber mais alguma coisa sobre o tema terei o maior prazer em "postar" sobre isso! Amanhã mando umas fotos da Tower Bridge.

Au revoirs (tenho que começar a treinar o francês!)

PS1: não tem nada a ver com o tema do post, mas por cá está a começar a falar-se de cobrar uma taxa de 1,5 libras por cada levantamento de dinheiro nas caixas de multibanco da maior parte dos bancos. O argumento é que não é justo os bancos prestarem tão nobre serviço sem contrapartidas... Em Portugal também se passa o mesmo?

3 Comments:

Blogger serebelo said...

Vicente: Comento este post e o anterior, visto que apanhei os dois ao mesmo tempo. A apresentação correu bem, obrigado, e a Jones também apresentou o "seu" Olivero por lá.
Vi numa foto dos food retailers, uma do Tesco, onde comi um bucket de salada de atum que penso ter-me arruinado o estomago durante uns tempos. Afasta-te dessas cenas, pela tua saude.
O Sporting até aí chega? Como o mundo é pequeno. Veremos como corre esta jornada, mas como o Viera já prometeu o título...
See ya

9:23 da manhã

 
Blogger Um Vicente said...

SR: Espero que o "azar" com os produtos do Tesco tenha sido esporádico porque faço a maior parte das compras nessa cadeia..
Não sabia que a Jones também ia fazer uma apresentação no Congresso. Espero que tenha corrido bem e o mesmo para os outro(a)s zebras que também tenham feito.
Depois têm que me dizer o principal do que foi dito por lá, que é para eu me manter em contacto com a "realidade". Foi interessante a comunicação do Pedro Tarno da DG Agri?
Abraços

3:08 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

12:46 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home