D'APRÈS Um Vicente, algures entre LISBOA - LONDRES - XANGAI - BRUXELAS

quarta-feira, novembro 17

Camden Lock

Dears,

Tal como havia prometido ao SR fui ao mercado de Camden Town (chamado Camden Lock) este domingo. Devo dizer que nao ia com demasiadas expectativas, ja que nao sou especialmente entusiasta de mercados. Mas este realmente surpreendeu-me! E qualquer coisa de especial a atmosfera la dentro e so posso dizer que espero la voltar pelo menos mais uma vez antes do Natal.

Camden town e um borough (uma divisao espacial que acho que deve corresponder a freguesia) que fica no Norte de Londres. Acho que ja nao faz parte do chamado Centro mas fica praticamente colado a ele (bem perto do Zoo e do Regent's Park, o segundo maior a seguir ao Hyde Park, acho eu). Um dos objectivos que me levou a Camden, para alem do mercado, era descobrir se por la vive alguma comunidade mais ou menos numerosa de portugas. Sai do mercado ja era noite e nao deu para passear pelo bairro, mas segundo pude apurar pelo Silvestre (mais um portugues actualmente a residir em Londres) e pela Sofia Parente (que esteve este fim de semana em Londres) o lugar de maior concentracao de portugueses e no extremo oposto da cidade, o Sul (nomeadamente Stockwell, Clapham e Brixton). Isso quer dizer que nao fica muito longe de onde estou a morar, pelo que espero ir la em breve.



Voltando ao mercado, a sensacao que tive quando la entrei e que ja nao estava em Londres nem em outra cidade britanica. O estilo e atmosfera do lugar parecem mais uma cidade tipo Amesterdao ou Copenhaga. Digo isto porque, por um lado, a area do mercado esta rodeada por canais de agua relativamente estreitos mas onde circulam embarcacoes, e tem pontezinhas e outros pormenores com ar "Norte da Europa Continental". Por outro lado o pessoal que por la circula tambem tem um ar bem mais "continental", nao so o pessoal "alternativo" (por varias vezes tive a sensacao de ter visto o amigo do SR, o "caruncho"!) mas tambem os brits que por la passeiam e a enorme quantidade de europeus continentais.





Mais em concreto, o mercado fica dentro do que me parece ter sido uma antiga propriedade industrial, pelo que tem armazens e zonas sob-coberto mas tambem muitas areas ao ar livre. O espaco e enorme, esta todo murado em volta, e nao ha canto onde nao esteja um tipo(a) qualquer a vender alguma coisa. E ha pessoas e produtos de todo o lado, desde asiaticos a africanos, latino-americanos e europeus. Os produtos vao desde artesanato, a roupas, bugigangas, artigos de decoracao, mobiliario, comida,... E ha cada personagem mais original la a vender!... Nao e muito facil descrever o frenesi que por la havia (nao sei se e assim todos os dias, mas no domingo e demais!), sente-se a vibracao! E encontrei por la montes de pessoal portuga, acho que para quem vai a Londres de fim de semana se esta a tornar um must!






Eu desta vez fui so para ver, consegui resistir a vontade de comecar a comprar por impulso (excepcao feita a comida marroquina! - entao os malandros queriam fazer um atentado ao nosso Barrosinho na inauguracao do Euro2004??). Para a proxima vai ser p'ra desgraca!





Por agora despeco-me com um

Ta-ta-aaaa!!

PS: Ah g'anda Sporting!!!!!

1 Comments:

Blogger serebelo said...

Lágrimas correm de alegria por rever o local e ler a descrição, mas igualmente de inveja, pois esse é The Place to be! (perdoa os anglicismos).
Stockwell foi onde me disseram que havia mais tugas, não tanto Camden.
Chegaste a entrar no Electric Ballroom? Viste os cogumelos mágicos à venda? Sabes que foi aí que comprei os meus ténis? Viste o carocho por aí? Olha que por cá desde que começou a namorar é raro... :)

Vou parar com isto, pois tenho de reler o post. Não consigo escrever com a emoção.

8:36 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home