D'APRÈS Um Vicente, algures entre LISBOA - LONDRES - XANGAI - BRUXELAS

sábado, dezembro 4

Chelsea

Oi caras,

O bairro de Chelsea é, como devem imaginar, um dos mais ricos de Londres. Para quem não tem ideia nenhuma acerca da geografia da cidade, este bairro fica localizado na zona sudoeste do centro (embora já esteja um pouco a fugir para os subúrbios) na margem Norte do Tamisa. É sobretudo um bairro residencial e é em parte a localização junto ao rio que lhe dá a graça. A
"avenida marginal" (chamada aqui de embankment) está ligada à margem sul por 3 pontes, a mais gira das quais se chama Albert bridge (fotos abaixo).




Na margem sul fica localizada uma área verde enorme chamada Battersea park onde os chelsenses (já repararam que trocando as letras quase que se pode escrever Chelas, o que tem tudo a ver!) tentam queimar as calorias dos hamburguers e pizzas que comem todos os dias. O sítio é (como costumam dizer os ingleses com um brilhozinho nos olhos) lovely!
Outra das razões pelas quais o bairro adquiriu um certo élan foi por o Henrique VIII gostar muito de lá ir, e por isso ter lá construído um pequeno palácio. A corte claro está ia atrás e se fossem todos como o rei (fisicamente uma figura abundante, para não dizer uma besta, e segundo a História um dos reis britânicos mais bárbaros) o ambiente devia ser só grandes manjares e festa - curtir a vida...
Em parêntesis diga-se que é uma constante no Reino Unido o facto das vilas e bairros mais carismáticos/turísticos o serem porque eram os preferidos do rei ou outro membro da família real - a presença do termo "royal" está em todo o lado. Neste particular sempre achei que os britânicos têm um pouco mentalidade de servo da gleba!

Voltando a Chelsea, o bairro ganhou uma reputação boémia depois desta "preferência real", daí ter atraído artistas e intelectuais desde o sec XVI (como o Thomas More - o da Utopia, que depois acabou por ser condenado à morte pelo Henrique VIII por ter ideias subversivas -, o JMW Turner - o mais famoso pintor britânico -, o Oscar Wilde ou o Mark Twain, no tempo em que viveram em Londres) ao sec XX, e com o tempo tornou-se "trendy" ou "chic" . Isto atraiu os ricos a mudarem-se para lá e os artistas (cronicamente com pouco dinheiro) do tempo presente a rasparem-se para outros bairros. O que ainda há muito são lojas de antiguidades e galerias de pintura, ou seja mercado para a arte e algum mecenato.
Tentando fazer uma comparação (talvez errada), acho que o equivalente Lisboeta seria o Chiado, pelo menos no que diz respeito à atmosfera artístico-intelectual deixada tanto pela Geração de 70, no sec XIX, como pelo Pessoa, Sá-Carneiro ou Almada Negreiros no início do sec XX.




A rua principal de Chelsea chama-se King's road e liga a Fulham road (onde se localiza o estádio, já lá vamos...) com a Sloane Square que é o princípio do centro de Londres. A maior parte do comércio fica localizado nesta rua, onde proliferam lojas pequenas, hoje em dia especialmente de vestuário alto-estilo. Segundo li, parece que foi nesta rua que foram vendidas pela primeira vez as mini-saias e onde surgiu também pela primeira vez a indumentária punk (será que o Sid Vicious concordaria com isto??).
As ruas residenciais de Chelsea, perpendiculares à King's road, são acima da média da cidade. Não me importava nada de ter aqui uma casinha...






Para terminar este relato vamos ao estádio, que na verdade foi uma pequena desilusão. Já fica localizado um pouco fora do bairro, na zona de Fulham, e devo dizer-vos que apesar de relativamente novo (ou renovado) fica muito atrás dos estádios novos portugueses. Em termos arquitectónicos até achei um pouco foleiro! Uma das diferenças é que uma das partes do estádio é um hotel de luxo, que deve facturar pouco, deve... Aqui vão algumas fotos.










Á saida do complexo desportivo-comercial encontrei o Zé Mourinho e fomos beber uma bjeca para a tasca do estádio, à boa maneira portuguesa. Disse-lhe para ele ter cuidado com o Ferguson que ainda lhe vai armar uma ratoeira, mas ele pareceu-me um bocado aluado. Diz que vai ganhar a liga sem grande esforço porque é o maior e ponto final! A meio da conversa apareceu o Abramovich numa Ducatti e o Zé foi a correr para fora da tasca ver a nova aquisição do Romão. O Zé disse-lhe que não curtia muito a cor rosa às bolinhas amarelas e ficaram os dois na discussão sobre qual o novo aviãozinho que vão comprar no Natal. Eu aproveitei e pirei-me dali ;) Gandas malucos!

Por agora é tudo, bom fim de semana a todos, segunda volto à carga

Cheers

PS 1: Um dos acontecimentos da semana em Londres foi o assassinato de um gestor financeiro da City dentro da sua própria casa em Chelsea. Foi uma coisa um bocado brutal e ainda estão à procura do autor e do motivo.

PS 2: A Bombardier também anda a fechar fábricas no Reino Unido (em Derby), devem estar a deslocalizar tudo para a Ásia...

PS3: As coisas em Portugal andam animadas...


4 Comments:

Blogger serebelo said...

Vejo que estás a subir na vida...Chelsea, Mourinho, o mundo! Realmente o estádio desilude um pouco, mas temos de admitir que nos empenhámos a sério com os nossos. Ainda no outro dia, voltei ao Alvaláxia. A decoração continua horrível, mas mesmo assim acho que bate esse.
A cena do Sid Vicious...eles não paravam por aí. Não tenho aqui o livro que por aí comprei, mas sei que os bares que se frequentavam na altura eram em Camden. Mas a SEX, a loja acho que não era por aí...investigarei!
Quanto a Portugal, respira-se esperança por cá. E até o Pinto da Costa foi notificado! E até o Porto perde nas Antas!!!
Bem continua com os posts, mas uma sugestão: diz o que tu passas por aí! Quero saber de ti e não apenas por onde andas...
See ya

10:59 da tarde

 
Blogger Camila S/A said...

Este comentário foi removido pelo autor.

5:43 da tarde

 
Blogger Camila S/A said...

Olá Vicente,
Estou escrevendo do Brasil e acabei me deparando com seu blog enquanto procurava mais informações sobre Fulham Road.
Viajei ano passado para Londres e queria ter lido seu blog antes, para visitar todos esses lugares que você diz ter no bairro, pois apenas me hospedei no hotel anexo ao Chelsea e visitei o estádio. Estou com a sensação que perdi muita coisa.
Parabéns pela matéria! Gostei bastante.

5:43 da tarde

 
Blogger Camila S/A said...

Olá Vicente,
Estou escrevendo do Brasil e acabei me deparando com seu blog enquanto procurava mais informações sobre Fulham Road.
Viajei ano passado para Londres e queria ter lido seu blog antes, para visitar todos esses lugares que você diz ter no bairro, pois apenas me hospedei no hotel anexo ao Chelsea e visitei o estádio. Estou com a sensação que perdi muita coisa.
Parabéns pela matéria! Gostei bastante.

5:43 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home