D'APRÈS Um Vicente, algures entre LISBOA - LONDRES - XANGAI - BRUXELAS

quarta-feira, dezembro 1

Tower Bridge & co

Excelentíssimo(a)s,

Continuando o meu périplo pela cidade de Londres, no passado domingo fui conhecer o último dos principais mercados da capital por visitar: Petticoat Lane, perto da zona de Liverpool street (zona nordeste do centro).

E não há muito para contar.

Para vos explicar de forma simples o que achei, estive no máximo uns 15 minutos na rua que lhe dá o nome! É um mercado a céu aberto, e fez-me lembrar aquelas feiras de domingo nas pequenas vilas do interior de Portugal (vulgo "terrinhas"). Estava cheio de gente, claro, mas os produtos à venda tinham muito pouco interesse (vestuário, sapatos, bugigangas...), nada de original, embora com preços bastante baixos. E via-se que as pessoas que lá vão são de classes menos abastadas, tanto working class brits tirados de um filme do Mike Leigh como pakis, árabes, indis ou afro-caraibenhos. Se calhar também tem a ver com a localização na parte nordeste (o East End), que é a mais pobre de Londres.

Numa palavra: confusão! Vejam por vós mesmos,






Depois de nos pisgarmos dali (eu, a Lu e uma amiga) fomos para os lados da Tower bridge (Torre-Ponte), um dos ex-libris e uma das imagens que associamos mais frequentemente a Londres. Muitas vezes confunde-se a London bridge (a da canção) com a Tower bridge. A London bridge foi a primeira a ligar as duas margens do Tamisa, é muito antiga mas não tem nada de especial hoje em dia. Pelo menos não parece "falling down"!

A Tower bridge é imponente! Foi construída no séc. XIX, é constituída por duas torres enormes na parte central, as quais estão ligadas por uma passagem superior por onde se pode passear (algumas das fotos abaixo foram tiradas daí). A passagem inferior, por onde circulam carros, pode ser içada por um mecanismo hidráulico em menos de 1 minuto (!) para deixar passar barcos de grande envergadura. Agora isso praticamente nunca acontece, desde que foi construída a Barreira do Tamisa que regula as cheias (se puder ainda vou lá, é uma obra impressionante) na parte leste do rio perto de Greenwich. A visita ao monumento, que é património mundial da UNESCO, chama-se "the London Bridge Experience" e aqui vão algumas fotos.






Uma das coisas que chama a atenção nesta zona são as duas torres concebidas pela empresa de arquitectura do Sir Norman Foster, the Manchester man:
- o London City Hall (edifício sede do governo da Área Metropolitana de Londres ou "Grande Londres", localizado na margem sul do rio e com ar de carapaça de réptil inclinada)


- e o Swiss Re Headquarters (edifício em forma de bala ou foguetão pertencente a uma empresa , localizado na parte norte do rio na City ou zona financeira).


Hum..., é capaz de ser uma boa ideia para um próximo post escrever sobre edifícios recentes de Londres! Alguns são um espanto!

Para terminar o post vai uma foto do almoço tradicional dos ingleses ao domingo. Depois da manhã passada na igreja anglicana as famílias mais tradicionais vão normalmente almoçar a pubs, muitas vezes nas vilazinhas do "countryside" fora da cidade. Depois aproveitam para ir dar um passeio no campo e observar aves (os naturalistas mais fanáticos).
O prato principal na foto é chamado o roast, que tanto pode ser feito com galinha (roast chicken, que foi o que comi) como com carne de vaca (roast beef, o célebre rosbife mal passado). O acompanhamento inclui batatas assadas, couve-flor, cenouras, o yorkshire pudding, o bolo de passas assado (!!) e o molho gravy (urrggghhh!!) que é um molho de carne manhoso.


E com esta me vou.

Yours truly,


NV

PS 1: Hoje foi proposto que a taxa que os automobilistas têm que pagar para entrar no centro de Londres (zona 1) de segunda a sexta suba de 5£ por dia para 8£ por dia. O objectivo é que o trânsito diminua ainda mais durante os dias de trabalho - embora agora esteja a níveis aceitáveis, prevê-se que possa aumentar num futuro próximo., Mas o que é incrível é o Mayor (um tal de Ken Livingstone) dizer que os cidadãos de Londres não se importam nada de pagar mais 3£ porque têm dinheiro suficiente, e que para os serviços públicos de Londres dá jeito ter mais uns cobres. Se fosse em Lisboa queria ver...


PS 2: Viram a notícia do telemóvel que ao ser enterrado se transforma em girassol??

1 Comments:

Blogger serebelo said...

Antes de mais há festejos por cá!!! O governo, long death to the goverment! Anglicismos à parte, parece que o nosso Presidente se passou com as Santanices e está numa de dissolver. Momentos curiosos se seguem.
Quanto ao teu post. Admito que a parte da comida, me passou ao lado, ainda para mais quando se prepara um bacalhau com batatas a murro na cozinha. Quanto ao mercado, não o conheço, mas também fiquei sem vontade de o fazer. Já a Tower Bridge...é brutal! Adoro a cena. Quanto a essa estrutura de controle das cheias nem sabia da sua existência. Investiga lá isso :) Agora os novos edifícios que referes...lembras-te de te ter falado dessa torre do Foster? Em Liverpoool Street? Adorei a cena e acho que ele está muito à frente nos seus projectos! Tens o meu voto para um próximo post, relativo à nova arquitectura londrina.
A cena do telele com girassol também passou por cá.
See ya

11:57 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home