D'APRÈS Um Vicente, algures entre LISBOA - LONDRES - XANGAI - BRUXELAS

terça-feira, novembro 23

Portobello Road

Dear chaps,

Este fim de semana estive em mais uma missao de reconhecimento dos "hotspots" da capital inglesa: o mercado de Portobello Road.
Voces ja devem estar a pensar e que para um tipo que nao e grande entusiasta de mercados parece um bocadinho demais passar os ultimos 3 fins de semana no mercado de Greenwich, Camden e agora PR (e ainda por cima nao devo para por aqui!)!! A verdade e que uma das razoes mais fortes e que as gaijas adoram mercados, principalmente naqueles em que podem mexer a vontade nos produtos! Desta vez fui com a Lu e com uma amiga dela que mostrou uma voracidade consumista que raras vezes tenho visto!! Que entusiasmo nas compras, parecia que o Mundo ia acabar naquele dia!!

Eu fui mais numa de conhecer e observar. Para alem do mercado propriamente dito fui tambem dar uma volta por Notting Hill e procurar uma das principais zonas de portugueses que, segundo apurei, se localiza neste "celebre" bairro - mais precisamente na Golborne Road.
E achei piada a Notting Hill, popularizado, como sabem, pelo filme protagonizado pelo Hugo o Grande e pela Julia Roberta. Apesar de la viverem (em algumas ruas) comunidades caraibenhas e de outras proveniencias "em vias de desenvolvimento" a maior parte do bairro (que na verdade pertence ao borough de Kensington & Chelsea) tem um ar muito classe media alta. Boa parte das casas sao bastante grandes, brancas e com aquelas colunas jonicas a entrada que lhes dao um ar distinto e classico. A porta, estacionados, era so ver Jaguares atras de Chryslers atras de Audi TT atras de Porsches. Ai, ai...





Depois fui a procura da rua onde se localizava a loja de livros de viagem do Hugo e (que surpresa!) constatei que ela (ja?) nao existe! A loja, claro, porque a rua esta la e e precisamente a Portobello road. O mercado tem o nome da rua porque a propria rua e o mercado. E ambos tem o seu charme. Caso raro em Londres e o colorido dos predios ao longo de toda a rua. Cada casa tem uma cor, cada porta tem uma cor diferente do resto da casa e, pasme-se, tem tudo um bom gosto obvio! Deve ser do nome da rua, ha qualquer coisa de italiano...







O mercado propriamente dito nao tem comparacao com Camden Lock e nem de perto nem de longe o mesmo tipo de atmosfera. Quase nao se vem "alternativos", nao vi cogumelos a venda :) e apesar de haver muitas lojinhas pequenas a vender coisas tipicas, muitas das lojas foram ocupadas pelos franchises do costume que se vem em todas as high streets inglesas: WHSmith, Tesco, and so on.



Uma das partes mais giras e a da "feira da ladra" (flea market) onde os precos sao bastante baixos, da para regatear e adivinhem que nao queria sair de la nem a forca... De qualquer forma este mercado vale bem apena ser visitado, embora no meu ranking fique abaixo de Camden (mas acima de Greenwich). Segundo ouvi dizer a melhor altura do ano para ca vir e no fim de Agosto que e quando ocorre o Carnaval (?!) mais agitado do Reino Unido (mais um sinal da comunidade caraibenha aqui). E reparem o que fazem ao Che Guevara...

No fim da rua e do mercado fica a Golborne Road onde encontrei quatro estabelecimentos comerciais portugueses de que vos escrevo no proximo post. Dentro de um deles, a "Patisserie Lisboa" encontrei um endereco afixado de grande valor sentimental. O nucleo do SPORTING em Londres!! Assim ja da para me sentir mais em casa por ca! Para alem disso no "Cafe Porto"comi um belo pastel de nata e bebi o inevitavel galao.

Mas o fim da tarde foi passado num "good old fashioned" pub ingles, com uma pint a frente e a falar dos temas mais profundos da existencia humana, tais como, por exemplo, rituais funerarios no sudeste asiatico e como e que o Chelsea perdeu uma oportunidade tao boa de ficar mais uns pontos a frente do Arsenal???

E por Portugal que tal andam as coisas? Li que rebentou uma conduta perto de Sta.Apolonia que engoliu 2 viaturas da policia. Que e que se passa com os subterraneos de Lisboa, ja nao bastava o buraco de Campolide e o tunel do Rossio? Esta tudo podre?? Em Londres tem chovido bastante nos ultimos dias, espero que nao se abram crateras por ca tambem...

Ciao por hoje

1 Comments:

Blogger serebelo said...

Por cá já nos interrogávamos para quando um novo post do nosso correspondente em Londres. Felizmente não desfraudaste as expectativas. De facto também conheço esse mercado e estive por lá a ver de discos. Sim, porque essa zona e em particular o comércio, tem montes de discos, bd´s e roupa em segunda mão. Como podes imaginar um must para mim :)
Adorei ver as fotos e em particular relembrar as cores dos prédios. Essa zona é muito fixe!
Quanto a pt, esqueceste-te do buraco do Marquês, o futebol está todo trocado e o país está a saque. O costume portanto.
See ya

10:17 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home