D'APRÈS Um Vicente, algures entre LISBOA - LONDRES - XANGAI - BRUXELAS

quinta-feira, maio 19

O Bom Provedor

Caros bacanos,

Neste post vou fazer mais uma transcrição do livro de crónicas do Luis Fernando Veríssimo. Esta é dedicada ao meu caro amigo Rosebud, e às suas teorias acerca "do que as mulheres andam à procura num elemento do sexo masculino com quem sonham passar o resto de suas existências!". O título da crónica é "Bom Provedor", e aqui vai:

"
Foi um escândalo quando a Vaninha - logo a Vaninha, tão delicada - apresentou o noivo às amigas. Era um troglodita.
- Não - contou a Ceres, depois. - Não é força de expressão. É um troglodita mesmo. Ele babou na minha frente. Ele babou na minha frente!
O noivo babava. Seu vocabulário era limitado. Duas ou três interjeições e algumas palavras que só a Vaninha entendia e interpretava para os outros.
- Ele disse que tem muito prazer em conhecê-la, mamãe.
- Pensei que estivesse latindo.
É preciso dizer que a Vaninha, coitada, vinha de um casamento malsucedido, com intelectual brilhante mas complicado, e tinha dois filhos para criar. E quando sua mãe, incapaz de se controlar depois de ver o futuro genro tirar o sapato e a meia e coçar a sola do pé na frente de todo o mundo, enquanto a Vaninha fingia que não via, disse "Francamente!", respondeu simplesmente:
- Digam o que disserem, ele é um bom provedor.

Para espanto e indignação de todos, Vaninha casou com o troglodita. As amigas se distanciaram dela. Não era possível. O que a Vaninha, logo a Vaninha, formada em História da Arte, vira naquele monstro? Mas um dia, meses depois do casamento, a Ceres encontrou a mãe da Vaninha. E ouviu dela, estarrecida, um elogio ao genro.
- É um bom provedor.

As amigas resolveram investigar. A Ceres, designada como patrulha avançada, foi visitar a Vaninha. Encontrou-a na cozinha da casa de subúrbio para onde se mudara com o troglodita e os dois filhos, retalhando um boi inteiro. O marido estava sentado no chão, num canto da cozinha, chupando um osso. Vaninha explicou que ele só se interessava por um determinado osso do boi. Saía de casa sem dizer para onde ia e voltava com um boi inteiro, ainda quente, sobre os ombros. E salivando com a antecipação do osso. O que sobrava do boi ficava para o resto da família. A Vaninha não perguntava para onde ele ia nem como matava o boi. O importante era que o freezer estava cheio de carne. A Ceres não queria levar um pedaço de carne para casa?

Naquela mesma noite o marido da Ceres, Carlos Augusto, um homem elegantíssimo, bem articulado, campeão de gamão, depois de avisar que era preciso cortar as despesas da casa, que a situação na galeria não estava boa não, ouviu da mulher uma palavra forte e inédita.
- O que foi que você disse, Ceres?
- Imprestável!

A Ceres passou a visitar a Vaninha regularmente. Aliás, todas as amigas da Vaninha foram se reaproximando dela, uma a uma. Passavam a tarde com a Vaninha, conversavam, riam muito, e sempre levavam um pedaço de carne para casa. Comentando que "Marido era aquele! Não o que elas tinham em casa! Babava, mas e daí?"

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boas...

Parabéns pelo blog. É uma leitura que dá gosto. Como tambem eu estou a viver em Londres, ha muita coisa com a qual me identifico.

Deixa-me uma mensagem se quiseres combinar qualquer coisa. Já percebi que gostas do convício com portugueses - 07909772968.

Abraço e continuação de boas reportagens.

8:41 da tarde

 
Blogger nadja said...

Bom provedor, com certeza que sim, o amor revela-se nas necessidades mais básicas pelo que o tipo provider tem sempre um charme incontornável, no entanto, o babar é já um pouco demais.... nem só de carne vive o amor...

2:53 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Presumo que seja comigo.

Infelizmente as "teorias" não são minhas, "abracei-as" por algumas estranhas razões...

De qualquer forma, o texto transcrito é muito claro.

Fica bem, és uma inspiração.

5:29 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

http://markonzo.edu http://aviary.com/artists/orbitz-travel http://aviary.com/artists/tempurpedic engr ganjs http://tempurpedics.ning.com/profiles/blogs/tempurpedic-pillowcase http://aviary.com/artists/Ashley-Furnitur completions healthms http://blog.bakililar.az/adtsecurity/

6:20 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home