D'APRÈS Um Vicente, algures entre LISBOA - LONDRES - XANGAI - BRUXELAS

terça-feira, fevereiro 22

Premier League III - the London Connection

Estimados pichichis,


E para terminar a triologia de posts sobre a Premier League inglesa, segue-se o "report" das visitas que andei a fazer às zonas onde se localizam os estádios dos principais clubes de Londres. Só não vou escrever nada sobre o Chelsea porque já o fiz há uns tempos atrás (vejam
post anterior), e os tipos também já têm publicidade suficiente por estes dias!

Para começar o melhor é descrever numas pinceladas a organização da cidade.

No mapa abaixo podem ver a divisão em 33 boroughs da Área Metropolitana de Londres (Greater London). Este conjunto é gerido pelo Mayor de Londres (que é eleito pela população), que preside à Greater London Authority a partir do edifício da London City Hall (o que fica colado à Tower Bridge, ver post anterior).

Pergunto-me se este tipo de organização já existe nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, ou irá existir em breve? Acho que não (pelo menos que eu saiba não há nenhum Mayor de Lisboa ou Porto, quando muito presidentes de junta metropolitana...), mas quem souber responder por favor comente, até porque acho que o exemplo britânico (que é um tanto ou quanto complexo...) pode servir para o debate sobre a REGIONALIZAÇÃO que já foi feito, e com certeza voltará a sê-lo num futuro próximo no nosso MARABILHUOSO país (já que as ideias do PSD parece que não chegaram a concretizar-se).

Para ter uma explicação dos diferentes tipos de divisões administrativas no território inglês (já que Londres é um caso particular no contexto do país), e comparar com o caso Português, vejam o seguinte site!


Voltando aos borough, cada um deles é gerido pelo seu council eleito (organismo administrativo, equivalente a câmara municipal), excepto a City of London (a zona financeira, nº1 no mapa, onde ficam localizadas as sedes de muitos bancos e empresas, incluindo o Banco de Inglaterra) que é um borough especial gerido por uma instituição não eleita democraticamente denominada Corporation of London, e tem uma autonomia quase total em relação ao resto da cidade (é quase como se fosse território independente com leis e instituições próprias).

A área da Grande Londres (os 33 boroughs) divide-se em 2 zonas distintas:

1 - As áreas numeradas de 1 a 13, o Inner London, cujos boroughs se subdividem em unidades mais pequenas chamadas districts, cada qual com um código postal. O Centro de Londres propriamente dito (a zona mais turística, onde se localizam a maior parte dos monumentos mais conhecidos) corresponde à área sujeita a uma taxa de entrada nos dias de semana para quem quer vir de pópó, a congestion charge. Esta área central corresponde aos boroughs da City of London e City of Westminster (totalidade), parte sul dos de Islington e Camden, e uma pequena parte norte dos de Lambeth e Southwark.

2 - Todas as outras áreas fora do Inner London fazem parte dos arredores ou subúrbios, o Outer London. Nestes arredores as zonas Oeste e Sul são, de um modo geral, onde se vive melhor (especialmente nos boroughs "com vista para o Tamisa" - Richmond, Kingston, e também Merton que inclui Wimbledon). Nas zonas Norte e Leste há mais pobreza.

Se tiverem paciência dêem também uma vista de olhos no seguinte mapa para terem uma ideia de sub-divisões dos boroughs!


Eu e a Lu vivemos em Hanworth, na parte ocidental do borough de Hounslow (em baixo, à esquerda), onde também se localiza o aeroporto de Heathrow (o de Gatwick já fica fora da Grande Londres, no condado de Surrey a sul).

Abaixo seguem relatos e fotos das minhas visitas aos seguintes clubes londrinos: Arsenal, Tottenham, Fulham, Charlton, Crystal Palace e West Ham.


Arsenal

O estádio fica localizado na zona de Highbury, no norte de Inner London (
borough de Islington). Pelo que me pareceu é zona relativamente pobre, de classe trabalhadora. O estádio não tem qualquer espaço livre a rodeá-lo, fica encaixado entre casas e prédios residenciais mas é, a par com o do West Ham, o maior dos clubes de Londres. Esteticamente só me deu vontade de rir, parece um quartel dos bombeiros gigante (até tem mangueiras vermelhas enroladas na parede da entrada principal).

Não sei de onde vem o nome Arsenal, mas o símbolo do clube é um canhão. Sempre me perguntei qual a relação entre o nosso Braga e este clube, já que sempre ouvi chamar "arsenalistas" aos jogadores do Braga. Se calhar é só mesmo a camisola...

Hoje em dia não há dúvida que é dos clubes ingleses mais ricos, é só olhar para a equipa principal com o Henry e o resto da legião francesa. Os financiadores não são conhecidos, pelo menos para mim.


Tottenham Hotspur

O clube dos judeus. É também dos clubes ingleses com mais carcanhol, certamente derivado da etnia que o apoia. O Postiga jogou (pouco) lá o ano passado e este ano é a vez do Pedro Mendes, que está a fazer óptima época. A equipa é meio irregular, tipicamente de meio da tabela, embora tenha alguns bons jogadores no ataque (Keane, Defoe...). O estádio é todo azul e branco, bem como o equipamento dos jogadores (o que também remete para as cores da bandeira de
Israel), e o símbolo parece ser uma galinhola (?!). De acordo com o dicionário Hotspur é uma pessoa impetuosa ou violenta, e o lema do clube é uma frase em latim "Audere est facere" (alguém sabe o que quer dizer?).

O estádio, relativamente grande, fica localizado numa das zonas mais pobres de Londres, Tottenham (borough de Haringey, no Outer London perto do limite norte da cidade), onde há uma grande concentração de turcos/curdos e de caraibenhos e africanos. Nota-se nas ruas, fachadas das casas e dos estabelecimentos comerciais que há uma certa pobreza (decididamente não é uma zona turística), que não é nada comum nas zonas sul e oeste onde passo a maior parte do tempo.


Fulham

O estádio destes tipos chama-se "Craven Cottage" (casa do corvo) e tem a localização mais bonita de todos os que visitei (deve ser o equivalente ao Belenenses em Lisboa) - na zona de Fulham (
borough de Hammersmith & Fulham), com o Tamisa num dos lados e um parque público a rodeá-lo. O que sobra em localização e paisagem falta em dimensão e estética! Para ser simpático, é um estádio muito pouco impressionante, é provavelmente o mais pequeno dos clubes de Londres e tem um ar deteriorado. A fachada principal também tem um bocado ar de "Campo Pequeno".

O dono do clube é o Al-Fayed, o mesmo do Harrod's, e o português que joga aqui é o Luis Boa Morte que é considerado a estrela da companhia. O bairro é óptimo, dos mais ricos de Londres juntamente com Chelsea e Kensington (fica no chamado west end, zona oeste do centro de Londres, em oposição ao pobre east end), e tem os habitantes mais gastadores da cidade (que o diga a loja do Dr. China lá...). Outro dia saíram umas estatísticas dizendo que os adeptos do Fulham são os que gastam mais dinheiro em merchandising da Premier, à frente do Chelsea e Manchester! Fulham e Chelsea são os dois únicos clubes da zona oeste da cidade nas primeiras divisões (talvez o Queen's Park Rangers também), e têm a imagem de clubes dos adeptos ricos em oposição ao Arsenal ou Tottenham.


Charlton

Este estádio também fica muito perto do Tamisa (a sul do rio) mas do lado oposto da cidade, extremidade sudoeste do Inner London (
borough de Greenwich), e parte leste da Grande Londres. É uma zona muito industrial, onde o rio é muito mais largo e bastante poluído. Fica aqui localizada a "famosa" Barreira de Cheias do Tamisa (obra de engenharia impressionante que impede as inundações que eram frequentes no passado, a última em 1953, e causavam muitas mortes), bem como a maior refinaria de açúcar do Mundo (6ª foto), pertencente à empresa Tate & Lyle (a mesma dos museus Tate, o Lyle não deve ter um espírito tão benemérito...).

O bairro à volta do estádio parece tipicamente de classes médias baixas, embora o dito estádio seja relativamente novo e com bom aspecto.

A equipa é fraca, não tem jogadores muito interessantes (é mais para a porrada) mas deve-se aguentar na Premier este ano. E não há muito mais a dizer a não ser que foi o clube onde o Jorge Costa jogou quando o Octávio o pôs no exílio há 3 anos atrás.


Crystal Palace

A zona onde este estádio fica localizado chama-se Selhurst. Fica na extremidade sul da área metropolitana de Londres (
borough de Croydon), numa zona com muito pouco que se lhe diga (parecida com a do Charlton). Bairro feio, meio degradado e o estádio também tem fraco aspecto embora de dimensão razoável. A equipa, apesar do nome que sugere uma certa elegância e estilo, é uma bela bosta! Também seguem o estilo "porrada da grossa" e, apesar de se manterem este ano na Premier, não dava 1 pence para ir ver os jogos deles. O Wimbledon, outro clube de Londres agora perdido nas divisões secundárias, também joga neste mesmo estádio.

O nome do clube (e da zona) vem do facto de ter sido ali perto (no actual Crystal Palace Park) o local de uma exposição mundial organizada em 1851, no auge do domínio do império britânico e do reinado da rainha Vitória. A exposição foi a maior jamais feita até à data e contava com animais, plantas, tradições, arte e pessoas de todos os cantos do mundo (onde os ingleses dominavam, claro). Para o efeito construiu-se uma gigantesca estrutura de vidro (não era cristal, não) que foi desmontada depois do fim da exposição, pelo que hoje não há nada no local para além de um parque e de um complexo desportivo tipo Jamor, mas mais pequeno. Penso que seja daqui que vem o "famoso" Palácio de Cristal do Porto, e também as ideias para a Exposição do Mundo Português em Lisboa (em 1940, se não me engano) e um equivalente espanhol em Sevilha (em 1929).


West Ham

O Presunto Ocidental! É o maior clube do East End (leste de Londres, a norte do Tamisa, que compreende os boroughs de Hackney, Newham e Tower Hamlets), apesar de se chamar West Ham, e fica localizado numa das zonas mais pobres de Londres (
borough de Newham), já no Outer London. Praticamente não vi ingleses ou europeus nesta zona, a concentração de lojas de imigrantes é impressionante. Noutro post escrevo mais sobre esta zona!

O estádio foi o maior e o mais imponente de todos os que visitei, o que é estranho dado o clube não estar na Premier e se localizar num bairro modesto. Foi neste clube que jogou essa grande estrela portuguesa que dava pelo nome de Dani, que agora está a tirar o curso de actor em Nova Iorque.


Depois desta "pesquisa" futebolística e geográfica, posso afirmar em jeito de conclusão que nenhum dos estádios dos clubes londrinos tem comparação com o do Sporting ou do Benfica (o do FCP ou do Braga não visitei), quer em dimensão quer em estética (gozem o que quiserem com as cores do Alvaláxia. Perto do gosto que encontro aqui a decoração do estádio do Sporting é uma obra do Van Gogh!!). Se calhar são mais espertos, não desperdiçam muito dinheiro com infraestruturas (apesar do Arsenal e Chelsea estarem a construir estádios novos) e podem investir em bons jogadores. Mas pelo dinheiro de bilhetes que cobram esperava que dessem melhores condições...
Por outro lado é curioso 5 dos principais clubes da cidade se localizarem em zonas desfavorecidas e 2 deles terem estádios relativamente grandes para a dimensão dos clubes (Charlton, West Ham). Deve ser com certeza para distrair as classes trabalhadoras ;)


E assim dou por terminado o assunto "futebol inglês" (para pena de alguns e descanso de outros).

Em relação ao tema "ano novo chinês", escrevi para outro blog sobre isso pelo que remeto os interessados para o seguinte link!

Até à próxima e abraços

NV

PS1: sabiam que o tempero indiano chamado "Vindaloo" vem do português "Vinha d'Alhos"???

2 Comments:

Blogger Sergio Barroso said...

Brilhante!!!! Nao, não é o texto...estava a falar do golo que o César peixoto acaba de marcar na Luz!

10:52 da tarde

 
Blogger Sergio Barroso said...

Já estou a estudar novamente a Geografia da Liga. Boro, aí vamos nós!

12:32 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home