D'APRÈS Um Vicente, algures entre LISBOA - LONDRES - XANGAI - BRUXELAS

sábado, fevereiro 12

Juvenal e o Futebol Inglês

Dears,


Hoje escrevo-vos acerca do último capítulo da minha experiência no Chiquito e do primeiro capítulo sobre a Premier League que eu queria escrever. Sei que este último tema não é dos mais interessantes para parte de vós, portanto se não vos apetecer ler cliquem num link para outro blog, como por exemplo o Otites :)


Juvenal - o epílogo da "Saga do Chiquito"

A bela saga do Chiquito terminou no sábado passado de forma exemplar. Dada minha vontade de parar de trabalhar ali, o Raju (gestor da cozinha) conseguiu arranjar em tempo recorde aquele que. na opinião dele, é o substituto com o perfil perfeito para fazer o tipo de trabalho que eu estava a fazer: alguém que não tenha qualificações que lhe permitam fazer outro tipo de trabalho, que não fale a língua inglesa e que portanto não reclame e não discuta. Haviam de ver o tamanho do sorriso na cara do Raju quando o tipo apareceu no restaurante a pedir trabalho sábado de manhã...

Adivinhem quem, portanto, saiu na rifa??? Um Madeirense, claro está!!!!! De tanto ouvir falar neles, acabei por estar em contacto directo com um representante da etnia: o sr. Juvenal, 50 anos de idade, natural do Funchal e há 4 anos a trabalhar em Londres sempre em limpezas em restaurantes ou supermercados (tipo Tesco e Sainsbury's). Apesar de tanto tempo ainda só diz poucas palavras em inglês porque a maior parte dos últimos 4 anos passou-os a trabalhar para portugueses. Veio para cá porque não arranjava emprego na Madeira, disse que estava uma crise de emprego do caraças por lá... O tipo pareceu-me bastante porreiro, apesar do sotaque por vezes indecifrável, e de facto tinha uma capacidade de trabalho enorme. Todo o sábado à noite foi meu dever dar-lhe "formação", já que mais ninguém conseguia comunicar com ele, e foi dos meus dias de trabalho mais descansados. Ele pareceu bastante contente com o facto de voltar a ter trabalho e eu por me estar a despedir dali, pelo que a atmosfera entre nós foi boa. Quando saímos à 1 da matina ainda o levei a casa e ele disse-me que tinha comprado um pedacito de terra perto da minha casa. E o que vai ele fazer aí, perguntam vocês?? Construir uma casa? Especulação imobiliária? Deixar valorizar para os filhos? Nenhuma das anteriores! A ideia é mesmo plantar uma horta com feijão e couves!! Ah, grande português!!!!!!!!!!!! Boa sorte para ele!!

And now for something completely different!



Premier League I

Como devem imaginar tenho seguido com algum interesse a liga inglesa de futebol. Se já de Portugal a seguia mais ou menos, agora estou mesmo mais por dentro do filme.

Uma das coisas que mais distingue a Premier League da Super Liga é sem dúvida a comunicação social que gira em redor de ambas. Cada vez estou mais convencido que a razão mais forte pela qual o futebol é como é em Portugal (a enorme importância que tem para grande parte da população, eu incluído, as atitudes dos dirigentes, etc...) tem a ver com a quantidade de jornais desportivos e revistas dedicadas ao assunto. 3 jornais desportivos diários?? Suplementos desportivos, dedicados principalmente ao futebol, na maior parte dos jornais diários?? Telejornais muitas vezes a abrir com notícias futebolísticas??? É óbvio que não se pode falar só do essencial com tanto tempo de antena, tem que se arranjar casos e tricas e discutir "o sistema" até à exaustão.

O contraste é que aqui não há nenhum jornal puramente desportivo (quando muito umas revistas semanais), apenas secções desportivas para aí de 8 a 10 páginas em jornais como o Guardian, o Daily Telegraph ou o Times, entre outros, mas das quais apenas metade ou menos tem notícias futebolísticas - o resto é dedicado ao cricket, cavalos, golfe, rugby... (há uma maior paridade de interesse entre os vários desportos por cá em comparação com a exagerada dominância do desporto-rei em Portugal). Os telejornais também são todos mais curtos que em Portugal (meia hora no máximo), pelo que não há tempo para grandes desenvolvimentos e directos à porta dos estádios com os sócios a dizer alarvidades.

Conclusão: só há o espaço suficiente para se falar do jogo jogado e dos casos do jogo (praticamente não há jornalistas desportivos do tipo Gabriel Alves, Vítor Serpa ou outros do género, são praticamente todos ex-jogadores que se tornam apresentadores de programas de desporto na Tv - ex: John Barnes, Alan Hansen, Peter Schmeichel, e para mim o melhor de todos, Gary Lineker), para ouvir os jogadores e treinadores (não conheço nenhum presidente de clube por cá excepto o famoso Abramovich, e agora do magnata americano que quer comprar o Manchester United) e eventualmente alguma transferência extraordinária. Não há declarações lamentáveis tipo PC, LFV ou DC, e também não há muito espaço para elas com tantos jogos por semana para comentar.

É tudo por ora,

Chee-ree-o

NV

PS: Outra coisa menos positiva na Super Liga actualmente é o facto do Sporting não estar em 1º, que parvoíce! Obrigado à Carine pela foto do leão, é realmente muito bela!

2 Comments:

Blogger Cláudia [ACV] said...

Mano, eu cá acho que se impõe, de há décadas a esta parte, que um qualquer bravo português na diáspora funde uma irmandade iniciática (qualquer coisa entre e Maçonaria e a Opus Dei), cheia de rituais incompreensíveis, dedicada ao culto do lusismo, que é como quem diz, de todo e qualquer hábito comprovadamente português. Sugiro o nome Sociedade da Couve (em latim "Societas Caulis", soa mais...). De facto, a couve é a súmula de tudo o que há de bom entre nós: é simples, saudável, adapta-se a meios adversos, e se for bem tratada tem um potencial de crescimento do caraças!!

Beijinhos (e que a Couve esteja contigo)!

11:39 da tarde

 
Blogger Sergio Barroso said...

Cá está um tema interessante. Só não entendo porque raio eles inventaram o jogo e depois não o tratam devidamente. Segundo vejo e leio a grande dificuldade do "bife" em discutir futebol está directamente relacionada com o facto de ainda o jogo ir a meio e eles já estarem bebados. Ainda assim o que merece reflexão em Portugal é como é que 6 milhões de lampiões, nunca vão à Luz e comprarm 3 jornais por dia a falarem das vitórios do Sporting e do Porto. É estranho, não é? Pois é meu caro continua a mandar novidades da Primier. É sempre bom trocar impressões com gente que aprecia as fintas do Shaun Wright-Phillips ou o corte de cabelo do Robbie Savage.

3:36 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home