D'APRÈS Um Vicente, algures entre LISBOA - LONDRES - XANGAI - BRUXELAS

quinta-feira, fevereiro 17

Premier League II

Olá janotas,

Continuando o assunto da semana passada, andei a fazer uma pequena pesquisa geográfica acerca da distribuição no território de Inglaterra dos 20 clubes que actuam na primeira divisão britânica (Premier League). No mapa abaixo da para ter uma ideia da divisão em
regiões do território inglês e os pontos negros no mapa marcam as cidades onde os clubes se localizam. Dentro de cada região também dá para ver as divisões dos condados ou counties, e para uma imagem mais geral de Inglaterra cliquem neste mapa da Lonely Planet.


Abaixo segue a lista dos clubes da Premier existentes em cada região, com links aos respectivos websites. Ordenei a apresentação de Norte para Sul e acrescentei alguns comentários sobre cada região, nomeadamente em relação às cidades mais importantes e características principais.

Noroeste

-
Manchester United (Manchester)
-
Manchester City (Manchester)
-
Bolton Wanderers (Bolton)
-
Liverpool FC (Liverpool)
-
Everton FC (Liverpool)
-
Blackburn Rovers (Blackburn)

A par com Londres, é a zona de Inglaterra com mais clubes na Premier. A zona noroeste inclui várias sub-zonas: Cumbria a norte (onde se localiza uma das atracções naturais mais interessantes de Inglaterra - o Lake District), Lancashire (inclui a mítica estância balnear de Blackpool, e também as mais pequenas towns de Blackburn e Bolton), Merseyside (cuja capital é Liverpool, que tem um porto importantíssimo e vai ser capital europeia da cultura 2008) e a área metroplitana de Manchester (terceira maior cidade britânica, e instalada numa região extremamente industrial e muito densamente povoada) a sul.


Nordeste

-
Newcastle United (Newcastle upon Tyne)
-
Middlesbrough FC (Middlesbrough)

É talvez a região mais remota de Inglaterra, a par com a Cornualha no sudoeste. De qualquer forma também tem a sua importância económica, principalmente a maior cidade desta região, Newcastle, que sempre teve um importante porto, estaleiro e minas de carvão. Uma das empresas mais importantes da cidade é a Scottish & Newcastle Breweries que actualmente são detentoras das nossas marcas Sagres e Luso, para além da Newcastle Brown Ale. A maior sub-zona da região costuma chamar-se Northumbria ou Northumberland, epíteto que vem dos tempos em que era a fronteira norte do Império Romano (o qual não chegava à Escócia - nos arredores de Newcastle ainda se pode encontrar partes da "Muralha de Adriano"). Outras cidades importantes, todas localizadas na costa leste, são Sunderland (que tinha um clube o ano passado na Premier), Durham e Middlesbrough, esta última com um forte dinamismo económico ligado à indústria de transformação de combustíveis.

Juntamente com a zona de
Yorkshire (onde se destacam as towns de York e Leeds, que actualmente não têm nenhum clube na Premier) as duas regiões anteriores formam a zona Norte de Inglaterra.


Midlands

-
Aston Villa FC (Birmingham)
-
Birmingham City FC (Birmingham)
-
West Bromwich Albion (West Bromwich)
-
Norwich City FC (Norwich)

As Midlands são o que se pode considerar o centro de Inglaterra. Costumam dividir-se em 3 sub-zonas: as West Midlands (chamado o Coração de Inglaterra, faz fronteira com Gales a oeste e tem por capital Birmingham, a segunda maior cidade de Inglaterra; outras towns conhecidas na região são West Bromwich, Warwick, Coventry, Stratford-upon-Avon onde nasceu o Shakespeare e Stoke-on-Trent de onde vem o Robbie Williams), as East Midlands (que incluem Sheffield, Nottingham ou Derby, todas com clubes mais ou menos famosos que actualmente andam por divisões secundárias) e East Anglia (que já fica na zona de influência de Londres, é uma zona muito agrícola, com baixa densidade populacional e cujas towns mais importantes são Cambridge, Ipswich e Norwich, as duas últimas com clubes relativamente conhecidos).


Londres (área metropolitana)

-
Arsenal (nordeste)
-
Chelsea FC (sudoeste)
-
Tottenham Hotspurs (nordeste)
-
Charlton Athletic (sudeste)
-
Crystal Palace FC (sul)
-
Fulham FC (sudoeste)

A par com a zona noroeste, é onde se localiza o maior número de clubes, e não deve haver muitas cidades na europa com um número tão grande numa 1ª divisão de futebol. Em próximo post escrevo sobre os clubes de Londres com mais profundidade.

Sudeste

-
Southampton FC (Southampton)
-
Portsmouth FC (Portsmouth)

A zona sudeste de Inglaterra inclui as sub-zonas de Hampshire, Surrey, east and west Sussex, e Kent (onde fica Canterbury ou Cantuária, a sede da Igreja Anglicana). Na costa sul localizam-se as towns de Southampton e Portsmouth, ambas dependentes economicamente dos respectivos portos, tendo sido da primeira que partiu o Titanic. Nenhuma das outras towns do sudeste tem clubes na Premier, embora haja algumas conhecidas (principalmente como estâncias balneares e locais turísticos) como Bournemouth, Brighton (considerada a melhor praia do Reino Unido) e Dover.


Toda a zona sudoeste da Inglândia não tem qualquer equipa na Premier, apesar de incluir algumas cidades importantes como Bristol (quarta maior cidade inglesa, com porto enorme, e cidade natal dos Massive Attack e dos Manic Street Preachers ficando Portishead a poucas milhas de distância), que fica localizada na zona do Wessex. Esta inclui também Bath (ver livros da Jane Austen), Salisbury (onde se localiza a catedral mais alta de Inglaterra) ou Stonehenge.

Indo um pouco mais para oeste vêm a seguir as zonas de Devon e Cornualha, conhecidas pela paisagem típica bem patente no filme Straw Dogs do Sam Peckinpah, ou a série da britcom com a vigária gorda :)


Olhando para a distribuição das 20 equipas pelo território de Inglaterra, a ideia geral que se tem é que existe uma correlação visível entre as áreas com maior concentração industrial/comercial/populacional e o número de equipas na Premier. Não é grande descoberta, em Portugal todas as equipas da Super Liga estão sediadas numa faixa de 50 km desde a costa, de Braga a Setúbal, e incluindo a Madeira. Trás os Montes, Beiras, Alentejo e Algarve são um deserto no mapa do "super-futebol" e, tirando o Algarve, esta disposição também corresponde aos níveis de desenvolvimento económico e concentração de pessoas.

Por cá eu diria que Trás os Montes corresponde grosso modo ao nordeste (Newcastle é a Bragança de Inglaterra até pelo tempo que se demora a chegar lá), Beiras correspondem à zona de East Anglia e o Alentejo a Devon e Cornualha - estas são as zonas menos populadas destas terras, com menos indústria, com cidades mais pequenas. Por outro lado, do ponto de vista do turismo (paisagens e tradições) são bastante atractivas.

Para concluir só dizer que é de prever que os clubes que descem este ano à 2ª divisão (chamada Coca-Cola Championship) devem ser o West Bromwich Albion, o Norwich City e o Southampton. Os que sobem devem ser o Ipswich (de East Anglia), o Wigan (borough algures entre Liverpool e Manchester no noroeste) e o Sunderland (perto de Newcastle, no nordeste). Ou seja, ainda se vai acentuar um pouco mais a concentração geográfica dos clubes da Premier.


E de futeboladas é tudo por hoje, em próximo post vou escrever sobre o Ano Novo Chinês do Galo, celebrações nas quais participei recentemente com grande galhardia!

Abraços londrinos

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

There is no doubt that nervousness has become the main cause of untold misery and tension from the day-to-day lives of a great number of people. Affected individuals must be aware, nonetheless, that is just not shed. By having a much better idea of the disorder and achievable strategies to street address it, there exists a high possibility that you can turn back tide of suffering. Utilize the information in the previous report to your daily life, and you will probably hold the capacity to obtain true results.Deal With Despression symptoms With Such Straightforward Ideas [url=http://www.ss12w12ws.info]Biotgglogy[/url]

11:41 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Many companies market that you could transfer amounts to them and possess a reduced interest. This seems desirable, but you need to very carefully think about your options. Think about it. In case a business consolidates an increased money on one credit card and therefore the interest rate spikes, you are likely to find it difficult making that transaction. Know all the stipulations, and stay very careful. [url=http://www.ss12w12ws.info]Pert53s232on[/url]

12:48 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home