D'APRÈS Um Vicente, algures entre LISBOA - LONDRES - XANGAI - BRUXELAS

segunda-feira, novembro 8

Primeiros Dias...

Caros Amigos

E aqui vai a primeira entrada no meu fantastico blog!!!! Vai ser mais ou menos curta, so para dar conta que estou vivo e contente da vida, e que Londres e um espectaculo!

Antes de mais devo dizer-vos que apenas planeio manter este blog durante o periodo que estiver em Londres. Depois disso logo se ve como foi a experiencia e se vale a pena continuar.
Outro pormenor e que, como ja devem ter reparado, nao e facil por todos os acentos das palavras nestes teclados ingleses. Perdoem portanto os erros...

Nesta semana que passou desde que cheguei a Heathrow tenho estado quase so a ambientar-me (em termos geograficos e climaticos) a cidade e ao bairro onde estou a morar: algures entre Feltham e Hounslow na zona sudoeste de Londres. De comboio demora cerca de quarenta minutos desde a estacao de Feltham ate a gare de Waterloo (que e tipo Rossio ou Cais do Sodre em comparacao com Lisboa), no centro de Londres. Enfim, ate aqui nada muito diferente da minha vida de suburbio em Massama...

Ate agora so fui 2 dias ao centro, num passei o dia quase todo nos dois museus Tate (um, de arte contemporanea, "muito a frente" como diz o Sergio, e o outro so de arte inglesa - dizem eles - desde o sec XVI ate ao presente, mas onde na realidade se encontra uma parte apenas dedicada a Paula Rego - sera que ja e considerada inglesa?).
No passado sabado passei o dia inteirinho no British Museum, que para mim deve ser o museu mais interessante de Londres. Para os que nao sabem, e o museu no mundo com mais objectos das civilizacoes antigas (Egipto, Babilonia, Sumeria, Azetcas...) e para todas as seccoes do museu existem visitas guiadas feitas por voluntarios (a maioria dos quais reformados) que vale mesmo a pena seguir. Como esta bem de ver, eu fui a tantas como pude!
Aparte os objectos mais interessantes do museu como a pedra da roseta (tirada pelos pelos ingleses aos franceses depois da derrota do Napoleao, que por sua vez a haviam roubado aos egipcios), as mumias do egipto e as paredes do parthenon (roubadas aos gragos), existe ainda dentro do edificio do museu uma biblioteca cinco estrelas onde passaram umas boas temporadas tipos como o Karla Marx e o seu comparsa Engels, o John Maynard Keynes (idolo do Noeme:)), o TS Elliot, o charles Dickens and so on... Sente-se o peso do saber!!
Havia ainda uma exposicao especial dedicada ao Sudao em virtude da confusao que se passa por la agora. Eu nao sabia mas os povos do Sudao (Nubios e Kushitas) conquistaram durante 80 anos todo o egipto dos Faraos e controlaram o Nilo ate ao Delta. A exposicao esta excelente e tambem esta a servir para angariar fundos para ajudar a regiao de Darfur.
Depois destes dois dias em museus conclui para mim que uma caracteristica que eu aprecio bastante nos ingleses e o interesse que tem em coleccionar e compendiar a partir de todo o Mundo, e depois em exibir arte ou objectos decorativos de forma acessivel a todos - em nenhum dos museus que vos falei tive que pagar um tusto para entrar! Exemplo que pode servir de inspiracao para outras capitais (nao so Lisboa!)...

Amanha escrevo mais um bocado sobre a minha visita a Greenwich no domingo, a minha busca de emprego e uma fotos do sitio onde estou a viver (ainda tenho que as por no photobucket!). Me esperem...

Ate breve e abraco a todos

1 Comments:

Blogger serebelo said...

Excelente ideia esta do blog. Esse tal de Eng. Rebelo deve ser boa gente. Gostei e vou passar por cá todos os dias!!!
Além do mais, o que descreveste neste primeiro post, foram cenas pelas quais passei há bem pouco tempo. Vai ver o torre do Norman Foster em Liverpool Street. Vai a Camden! Vai a todo o lado!!!
Um abraço e continua a escrever, mesmo sem acentos.

9:45 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home