D'APRÈS Um Vicente, algures entre LISBOA - LONDRES - XANGAI - BRUXELAS

quinta-feira, abril 13

Bucaresti II - os senhores Nicolae e Ião

Olá viva,

O maior edifício da cidade de Bucareste, e segundo parece o maior edifício do Mundo em termos de volume (em termos de superfície é o Pentágono) é das coisas mais sem sentido que um ditador em qualquer parte do planeta alguma vez mandou fazer! O Palatul Parlamentului, aka Casa Poporului, foi mandado construir pelo Nicolae Ceausescu entre 1984 e 1989 (super-rápido!) para receber todos os órgãos políticos do Estado comunista e celebrar o "Homem Novo". Hoje em dia acolhe o Parlamento romeno, um museu de Arte Contemporânea, mas a maior parte do edifício está vazio e sem qualquer uso. Está localizado no topo de uma colina, um pouco fora do centro e tem um ar meio sinistro e sombrio. Consta que tem muitos andares abaixo do solo de forma que se houvesse guerra nuclear a Nomenklatura tivesse onde viver, e os materiais e decoração no interior são do mais luxuoso possível. Como é normal em megalomanias do género, muita gente morreu na construção e muito mais deve ter morrido de pobreza no país...

A História da Roménia no pós 2ª Guerra é relativamente simples: domínio progressivo do comunismo e da União Soviética sobre o país. O apoio dos romenos ao Hitler durante a Guerra também não ajudou com os russos no lado oposto da barricada, e a segunda metade do séc. XX pode-se chamar um desastre em termos políticos e sociais (escaparam algumas figuras eminentes, pelo menos no desporto).

O Ceausescu só chegou ao poder em 1965, ao contrário de outros ditadores comunistas como o Hoxha ou o Tito que foram líderes comunistas e heróis durante a 2ª Guerra na luta contra os nazis e "reinaram" até à sua morte natural. O Nicolae era um miúdo diferente: já veio do aparelho do partido, cheio de sonhos de grandeza e mania de os expressar em termos urbanísticos e arquitectónicos. Ele considerava Bucareste uma cidade insignificante mas quis mudar isso e torná-la um símbolo das vitórias proletárias e da sua ambição. Como tinha um mau gosto gritante, as zonas da cidade que vêm desse tempo são uma tristeza (apesar das avenidas largas e espaços amplos, são os edifícios que dão verdadeiramente o "tom" sombrio) e vá lá que muita coisa do período antes de 1945 não foi abaixo. Consta também que costumava ir todos os dias visitar obras, em particular as do Palatul, e que quando não gostava de alguma coisa mandava destruir secções inteiras dos edifícios - era inginheiro, carago.... Eu não cheguei a ir aos subúrbios desta cidade de cerca de 2 milhões de pessoas, mas dizem que são dos piores exemplos do ex-bloco de Leste. Uma invenção surrealista deste tempo foi a de um engenheiro romeno que patenteou um método de deslocar edifícios inteiros sem os demolir (?) - autenticamente o método consistia em colocar edifícios "sobre rodas" e fazê-los deslocar. Segundo se descreve, os habitantes dos edifícios nem tinham que sair de casa, iam à boleia :)


A vida do senhor Nicolae chegou ao fim no dia de Natal de 1989, quando alguém o apanhou e lhe fez a barba. Tudo começou uns dias antes na hoje chamada Plata Revolutiei (Praça da Revolução) quando uma multidão de gente que era suposto reunir-se para o aclamar acabou a pedir o fim do regime. Claro que levaram com os tiros do costume, muitos morreram mas a cidade ficou em estado de sítio e na maioria estudantes acabaram por montar barricadas numa das praças principais de Bucareste (e das mais giras, digo eu) a Piata Universitatii. Mais uns tiros, mais estudantes kaput (nas contas finais mais de mil mortos) e dois factos aconteceram: um outro militar comunista, Ion Illiescu de seu nome, tomou o Governo mas o exército aliou-se aos estudantes e o Ceausescu foi forçado a fugir (de helicóptero do edifício do Governo!). A estória da sua morte é a de que foi apanhado no dia de Natal e fuzilado não se sabe bem por quem.

O que veio a seguir também não foi muito melhor. O Illiescu, uma vez com o rabo sentado na cadeira, já de lá não quis sair apesar de ter garantido que fazia parte de um Governo transitório e ia haver eleições. Quando decidiu ele próprio candidatar-se em Março de 1990 mais uma revolta estudantil aconteceu (isto faz lembrar Tianamen...), mais uma vez os estudantes da Universidade de Bucareste se barricaram na Piata Universiatii desta vez durante 6 semanas a exigir a saída do Illiescu. Este Ião não esteve com modas e organizou a chamada "Mineriada": mandou chamar os mineiros (fiéis à revolução comunista) para dar cabo das manifestações e estes acabaram por matar mais de 100 estudantes, com o Illiescu a vir depois elogiar na TV essa classe ainda fiel à revolução! E não saiu do poder até 2004 (terá saído com a desilusão de não ter visto Portugal campeão da Europa?), o que também ajuda a explicar o atraso actual da Roménia em relação a outros países do ex-bloco de leste. Portanto, apesar das mudanças que ocorreram no país nos anos 90 com a introdução da economia de mercado, o investimento directo estrangeiro, a abertura ao ocidente e as negociações para entrar na UE (o que deverá acontcer em Janeiro próximo ou o mais tardar em 2008), o poder esteve até há 3 anos nas mãos de um grandíssimo sacana pelo que não se esperam milagres.


O país tem hoje em dia contrastes gritantes entre as áreas rurais, onde muita gente ainda anda de burrico (o mesmo que em Portugal em 86), e Bucareste onde já se vê muita riqueza material, multinacionais implantadas, bem estar, vida cultural intensa, etc... Ou seja há muito que fazer e vamos ver se a UE ainda vai ter condições de lhes dar uma ajuda valente como deu a Portugal e Espanha desde há 20 anos.

De qualquer forma, para aí desde os anos 30 do séc XX que as perspectivas de futuro não eram tão boas para estes lados!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá!De volta à paz de Lx. Estou também de volta às visitas mais assiduas aos blogs amigos... E fotos de Moscovo?? Afinal o ambiente era assim tão pesado como dizia o teu amigo?? De Timor trouxe um gosto pela paz e a esperança que a China cresça rápido e ponha os EUA de gatas.... Beijos e até breve

7:36 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! Barcode scanner macintosh tysso portable barcode reader Dragon barcode scanner cisco vacancy nude pamela anderson pictures Average profit of cruise lines per year

9:44 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home