D'APRÈS Um Vicente, algures entre LISBOA - LONDRES - XANGAI - BRUXELAS

sábado, janeiro 28

Porto Santo

(Saída do porto do Funchal de manhã, no Lobo Marinho)

(Praia de Vila Baleira, capital da ilha. Estende-se por 9 km a longo de toda a costa sul. É a única praia de areia do arquipélago, totalmente vazia nesta época do ano)


(Leste da ilha, numa das zonas de maior altitude. No verão a cor dominante é o castanho ou cor de erva seca, agora está tudo verdinho. Eu e a Lu demos a volta à ilha de bicla, bué de fixe!)



(Antes do regresso ao Funchal, praia ao pôr do sol)

A Vila Baleira é pequeníssima, a coisa mais interessante que tem é a casa do Cristóvão Colombo. O CC viveu por ali uns anos a aprender navegação com os portugas antes de rumar às Américas. Casou ali também com a filha do Governador da ilha, o Bartolomeu Perestrelo. Eu cá não fazia ideia! Na sua antiga casa figura agora uma exposição bem organizada sobre o papel da ilha nas navegações no Atlântico, não só dos portugueses mas também dos castelhanos. Esta última perspectiva é nova para mim e mostra o que foi acontecendo durante o domínio dos Filipes, com a consolidação do controlo das rotas marítimas que vinham da Ásia (principalmente das Filipinas) e da América latina. Os fortes no arquipélago são obra de nuestros hermanos!

Na parte oeste da ilha há um campo de golfe, bem como a maior parte dos hotéis e casas de férias. Se quiserem saber mais sobre como arranjar uma casita, dêem uma espreitadela na net. Há voos directos de Bruxelas para o Porto Santo, e já conheci pessoal italiano daqui que comprou casa de férias lá recentemente e que dizem que se sentem no paraíso. Os madeirenses sabem-se promover!

5 Comments:

Blogger Francis C. Afonso said...

ah! malandro, também foste a Porto Santo? Pensava que te tinhas ficado pela Madeira.

12:58 da manhã

 
Blogger Um Vicente said...

Fui um dia de Lobo Marinho e na ida foi um enjôo do carago!! Lição para a vida: nunca comer antes de fazer uma viagem de barco em mar revolto!!

12:16 da manhã

 
Blogger Um Vicente said...

Não sei se viram ontem na RTPN uma entrevista do Franciso José Viegas ao José Rodrigues dos Santos sobre o seu "best-seller" (o que fala muito de seios nórdicos...) Codex qualquer coisa.

A teoria danbrowniana dele é que o Cristóvão Colombo era na verdade um judeu português, caso de muita gente que se intitulava "genovês". Na verdade o Bartolomeu Perestrelo também era genovês, o que me leva a supôr que também fosse judeu.

De qualquer forma o livro pareceu-me interessante, bastante baseado em teorias académicas sobre o assunto, e vou ver se o arranjo.

Algum de vós já o leu?

1:38 da tarde

 
Blogger serebelo said...

Em relação ao livro tenho de admitir que o troquei pelas cartas de guerra do Lobo Antunes e que desse gostei muito. Estarei atento se alguém conhecido o leu.
Bom ver que voltaste à lide bloguística.
Abraço da cidade mais ocidental da Europa.

8:54 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... Interior designer gipsy tennis star nude salvage isuzu trooper body parts inland empire

1:26 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home