D'APRÈS Um Vicente, algures entre LISBOA - LONDRES - XANGAI - BRUXELAS

quinta-feira, novembro 10

Mosteiro Ortodoxo e Cultura Helénica, Sul da Albânia

Good old chaps!

Deste 2º post da "saga Albânia", mais curto que o primeiro, ficam principalmente as fotos. Foram tiradas nos arredores da cidade de Apolloni, localizada na costa sul do país numa zona que os gregos reclamam desde há muito como território helénico.

Segundo os meus (calorosos) anfitriões, a zona em redor deste templo foi descrita na Odisseia. Tal como aconteceu com Olissipo, o Ulisses também andou por estas bandas a ver se encontrava algum tasco de jeito :p Segundo a história, toda a planície que se estende até ao mar (ver a última foto) estava coberta de água há umas centenas de anos atrás e os barcos atracavam directamente no cimo do monte, de onde tirei a foto.

Na zona ocupada pelas ruínas de um templo, um anfiteatro e a estrutura de um fórum também se encontravam as inevitáveis oliveiras, que dão um toque tão mediterrânico ao sítio! O local era encantador, apesar de algo degradado. Com um projecto de recuperação dava uma atracção óptima para o turismo. Ao lado das ruínas do templo helénico encontra-se também um mosteiro ortodoxo, que podem observar na maioria das fotos abaixo.





A visita deste dia terminou com mais uma bela refeição e uma sensação olímpica de satisfação. O regresso a Tirana, por estradas que metem medo ao susto, fez-me lembrar uma música já antiga dos GNR com a vozinha do Rui Reininho a entoar "Tirana é um lugar, difícil de encontrar...".

Dia seguinte foi regresso à gostosa rotina de Bruxelas!

3 Comments:

Blogger serebelo said...

E pensava eu que estava perdido...
Volta inteiro!

4:50 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Muito bem, pela minha parte apreciei muito as fotos...faz lembrar o sul de Itália onde estive o ano passado na reunião do Olivero (tb em missão..). Beijocas e até breve...

12:16 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! ferrari cars wallpaper

2:41 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home