D'APRÈS Um Vicente, algures entre LISBOA - LONDRES - XANGAI - BRUXELAS

quinta-feira, janeiro 20

Um Passeio, Um Livro e Um Trabalho

Olá chicos,

Como vai a vida?

Esta semana nem sei bem se fiz muito ou pouco com a minha. Um passeio, um livro e um trabalho!


Um Passeio

Já andava para conhecer a casa desse senhor desde o ano passado. Fui sempre adiando porque fica mesmo muito fora de mão, no lado oposto da cidade (zona sudeste). Há uns dias atrás lá me decidi, peguei no Lu-mobile e fui visitar a pequena aldeia de Downe perto da town de Sevenoaks. Foram duas horas de caminho onde deu para fazer muito sightseeing da zona Sul de Londres: passei por Hampton, Kingston upon Thames, Merton, Streatham, Croydon e Bromley (sei que são nomes que para vocês não devem significar grande coisa, mas escrevo-os porque tem piada armar-me um bocadinho em pedante :) ).

E o que é que há em Downe para além de pastagens verdes, vaquinhas holstein e casas típicas? Bom, a casa de uma das figuras da ciência que eu pessoalmente mais admiro, o Charles Darwin. Desde a disciplina de Biologia do 12ºano que a Teoria da Evolução e o modo como o Darwin chegou a ela (a viagem no Beagle, os estudos da fauna das Galápagos...) são das descobertas científicas que mais me interessaram e que eu acho que mais mexeram com o modo de pensar o ser humano a partir do século XIX. Entraram em conflito com o pensamento religioso cristão (e não só) sobre a origem do Homem e, embora tenham alimentado ideologias mais radicais relativas à sobrevivência do mais forte, lei da selva and so on (incluindo em parte o nazismo, a colonização dos povos africanos e, de certo modo, as leis económicas do mercado), foram sem dúvida super influentes na racionalização e evolução do pensamento ocidental. Outros pensadores com o mesmo impacto na mesma altura só talvez o Marx, o Freud ou o Nietzsche.

No meio destas considerações, e de seguir as placas na estrada que indicavam o meu objectivo, lá cheguei à casa do senhor Darwin. E que "alegria" devem ter imaginado que senti ao deparar-me com o portão fechado e o aviso de que a casa está fechada até meados de Fevereiro (muitos monumentos históricos no Reino Unido fecham em Janeiro e parte de Fevereiro) :( Pensei que deperdício de viagem porque não devo voltar tão cedo a vir para estes lados! Depois observei melhor as redondezas, ninguém à vista, e resolvi entrar na propriedade para dar uma vista de olhos à boa maneira portuguesa. Não foi preciso saltar muros porque dava para destrancar o portão principal, e eu lá fui, pé ante pé com esperanças de que não me aparecesse pela frente uma matilha de cães esfomeados que provasse mais uma vez à saciedade que no séc. XXI a lei do mais forte na Natureza ainda se baseia muito no tamanho das mandíbulas, na capacidade de corte dos dentes (por alguma razão se chamam caninos) e na rapidez das pernas!!

Para meu descanso só passarinhos estavam à vista! Fui dar um passeio pelos jardins, à volta da casa e espreitar na estufa onde o Darwin fazia umas experiências botânicas. Claro que não deu para entrar dentro da casa nem ir ao gabinete onde terá passado muitas horas da vida a escrever a Origem das Espécies e outros canhenhos, mas deu para sentir a atmosfera do sítio. Extremamente calmo, bonito e de onde se diz que o Darwin só saía para as reuniões da Academia de Ciências ou em tertúlias e reuniões com outros cromos do seu tempo. Tinha uma disciplina de trabalho rígida (começava às 6 da manhã depois de um passeio e um cházito, e deitava-se com as galinhas), típica da ética protestante tão querida por terras inglesas. Está sepultado na abadia de Westminster pertinho do Newton e das rainhas e reis ingleses.

Depois de uma meia hora de passeio pisguei-me são e salvo, e com uns troféus no bolso "dêntrô dji minha câmerá" - abaixo seguem algumas fotos do sítio, para vossa consideração.







Um Livro

Acabei de ler hoje o "publicitado até à exaustão" Código da Vinci. Comprei-o como prenda para um amigo chinês mas acabei por pegar no livro e começar a lê-lo para ver se não lhe estava a dar uma "chachada" :) Em geral desconfio bastante dos acclaimed best-sellers, porque costumam ser livros dirigidos às massas, de fácil leitura mas acabam por ter pouco interesse. Tipo Margarida Rebelo Pinto ou Pedro Paixão (sei que alguns não concordam comigo, mas é para vos picar um bocadinho!), tão a ver?

Mas olhem, devo dizer que gostei. Li-o na língua original e embora me pareça que a escrita não é muito literária (quer dizer não é bela nem muito trabalhada), pelo contrário é extremamente simples e fluida, o enredo prende o interesse. É um policial ou thriller muito bem encadeado e cujo principal interesse para mim está em toda a informação que transmite acerca da simbologia religisosa e pagã, da história e origens da igreja católica e de sociedades secretas como a Opus Dei e a Priory of Sion (que inclui a Ordem dos Templários e está relacionada com a Maçonaria), dos locais onde a história se desenrola (Paris e Londres) e dos enigmas que têm que ser resolvidos. Os mais interessantes para mim têm mesmo a ver com os quadros do Da Vinci, havia muita coisa que eu não sabia!!

Em conclusão, aconselho-vos e estou mesmo a pensar comprar um outro livro do Dan Brown chamado Anjos e Demónios, cuja história também está relacionada com sociedades secretas e
com a Igreja Católica, e se passa em parte no Vaticano.

Um Trabalho

Um trabalho para já em part-time, pois claro. Voltei à carga no centro de emprego mas continuo a ter grandes resultados pelo que também fui numa de porta a porta. Fui bater à de um restaurante mexicano chamado "Chiquito" (nome mais estúpido, nossa senhora!!) e deram-me um horário de part time para servir e/ou ajudar os cozinheiros. Obviamente o trabalho é uma estucha mas vai dar para combater a forte erosão financeira que qualquer ser vivo experiencia nesta cidade até arranjar uma outra coisita melhor. E para dizer a verdade já estava um bocado farto de não fazer nada!

Uma das coisas mais interessantes (para além do facto de poder comer frequentemente Fajitas e Burritos!) são os meus colegas. Surpreendentemente não há um único mexicano desde os cozinheiros ao General Manager, e só há dois ingleses - o próprio GM e uma empregada. O resto meus amigos é a salganhada total! É tudo pessoal bastante jovem que veio imigrado do Sri Lanka, Iraque, Índia, Egipto, Argélia, Somália, Nigéria e outros. Europeus são só Portugueses (eu e mais uma rapariga do Cacém que por coincidência andou na mesma escola que eu, a Secundária de Queluz nº2 ou Stuart Carvalhais), vários Polacos e um Francês de Marselha. O pessoal é porreiro e depois do trabalho dá para beber uma bjeca à borla e dar uns dedos de conversa. A Portuguesa tem apenas 20 anos, veio para cá com 17, o 11º não acabado e está a ver se tira por cá um curso de inglês. Disse que foi talvez cedo para desistir da escola mas na altura estava farta dos putos da Stuart e precisava de ganhar dinheiro - em parte compreendo-a! Agora só quer é voltar a estudar mas não pensa em voltar tão cedo para Portugal, é que aqui ganha-se bem melhor a fazer o mesmo tipo de trabalhos!

Ontem fui a mais uma entrevista numa empresa que trabalha no aeroporto de Heathrow. Trabalho mais limpo e melhor pago, se me aceitarem mando à fava o Chiquito!

Por hoje é tudo, Na Zdravje e abraço a todos

N

PS1: Há uma moda agora entre os putos ingleses que se chama Happy Slapping TV. Veio dos EUA e está a ficar coisa séria principalmente para os lados de Camden (cuidado da próxima vez que fores lá SR). Consistem em dar estaladas em pessoas distraídas e tirar fotos ou pequenos vídeos com o telemóvel. Depois enviam-se as mensagens para montes de gente ou uploadam-se na internet. As principais vítimas têm sido pessoas que vão a dormir nos autocarros ou no metro, embora os motoristas também já tenham levado umas estaladonas. Interessante, hã?!

PS2: Uma das discussões políticas agora é se a Casa dos Comuns (o Parlamento Britânico) não deveria ter mais deputados ou MP's de minorias étnicas. Agora só há 13 no total, dos quais 12 pertencem ao partido Trabalhista e 1 aos Liberais - são quase todos indianos ou pakis. Pensei para mim que é melhor que em Portugal, onde não há nenhum (excepto o Alberto Costa talvez) e a discussão ainda está em se deveriam haver mais mulheres ou não. Aqui o escândalo é não haver mulheres de minorias étnicas deputadas, os 13 são homens. Não acham que pelos menos brasileiros, ucranianos e africanos já mereciam pelo menos um deputado cada no nosso parlamento com a importância que já têm na população total?

PS3: Um dos movimento cívicos com mais força actualmente são os anti 4X4?! Há manifestações à frente do parlamento com o objectivo de limitar os jipes (chamados Chelsea trucks, com certo sentido de humor) conduzidos na cidade porque são muito poluentes e se houver atropelamentos é muito mais provável que dê em morte do que no caso de um carro ligeiro. O número de jipes vendidos têm aumentado brutalmente, os londrinos ricos dizem que gostam deles porque têm muito espaço e podem transportar os putos à escola em mais segurança (?), como muitos têm estates nos arredores dá-lhes jeito ter um carro que conduza em estrada de terra e principalmente tem-se tornado um símbolo de estatuto social. Os proprietários está claro dizem que ninguém tem nada a ver com que carro eles decidem andar, e eu acho que têm um bocadinho de razão...

quarta-feira, janeiro 12

Politiquices & Ano Novo

Olá pessoal,

Cá estou de novo para mais umas blogadas depois de um interregno devido a razões de força maior, tais como a época natalícia e a boa e velha preguiça!
Espero que tenham todos tido umas Boas Festas, de preferência com umas mini-férias à mistura, e que 2005 seja de acordo com as vossas expectativas!

Politiquices e político-novelas

Acho que agora é o tema da moda em Portugal, não??!?! Discussões intelectualmente profundas e determinantes para o futuro das portuguesas e dos portugueses!? Como todo o bom português também eu vou para aqui mandar uns bitates!

Para começo de ano o ambiente social e político do país não está lá muito morno... Tenho acompanhado alguma coisa pela internet e é só debates com grande importância para a nossa nobre Nação, tipo se o Ministro da Presidência foi de férias ou a trabalho para a ilha do Príncipe (achas que vale mesmo a pena NJ??) - só me lembro do Soares montado numa tartaruga gigante numa praia das Seychelles há uns anos, e ele não esteve lá só um dia! E o Morais até tem direito a divertir-se um bocadinho carambas, se o PM cancela reuniões porque tem que ir a festas ou para a discoteca até tarde porque é que o rapaz não tem direito a um dia para ir tomar uns banhos de sol tropical. E ele até tem sido um dos que se tem aguentado bem depois da saída do Durão, deve ter tido de aguentar umas boas... O Blair também não cancelou as férias que estava a ter no Egipto com a família por causa das vítimas do tsunami, deixou-se ficar mais uns dias a fazer surf (parece que as ondas no Mar Vermelho estavam espectaculares) e depois do Ano Novo lá voltou bronzeado. Ah ganda man, assim é que é!!

Outra coisa que li nos comentários às notícias do website do Expresso foi grandes críticas ao Sampaio por ir à China com 100 empresários, que só vai lá passar férias, gastar dinheiro do Estado e que fique por lá e coisas do género. Que estreiteza de ideias! Primeiro li que são os empresários que pagam a sua própria viagem e estadia. Depois, aqui no Reino Unido quando alguma representação vai para esses lados está tudo super-interessado, vêm sempre de lá óptimos negócios e é bom para a economia! Como já escrevi num post anterior sobre o tema, acho a iniciativa excelente e até já vem tarde. Como se sabe na China só se fazem acordos económicos com boas relações com os políticos, pelo que uma iniciativa deste género pode fazer pelas relações económicas Portugal-China o que empresários sozinhos não conseguiriam fazer em vários anos. O dinheiro gasto para mim é mais um investimento (que pode trazer enormes retornos) do que uma despesa. E até acho que aquela malta toda devia seguir da China directamente para a Índia e fazer o mesmo por lá. Ficar apenas por Portugal nas lutas internas do costume é que não se vai a lado nenhum!!!

Mas saibam que aqui por terras de Camelot também há umas novelas políticas interessantes. Até ao Natal foi a do Ministro da Administração Interna do Governo do Blair, Dave Blunkett, que é cego mas teve uma amante toda gira da qual, pelo que se sabe, teve dois filhos. A amante resolveu pôr a boca no trombone e o ministro cego já foi para o galheiro! Agora soube-se que a dita senhora para além de casada e de ter o ministro como amante também andava com um jornalista do Daily Times ao mesmo tempo! Ganda maluca!!
Outra estória mais recene é a da disputa entre o PM Blair e o Chancellor ou Ministro das Finanças Gordon Brown. Parece que o Blair prometeu ao Brown que lhe deixaria a liderança do Partido e do Governo ao fim de dois mandatos, mas o esperto do Blair já se desdisse e quer fazer mais um mandato. Agora é vê-los a passarem rasteiras um ao outro mas sempre a sorrir para as câmaras e a dizer que são grandes amigos e está tudo na maior! Mas enfim, têm os dois um granda estilo e acho que vão acabar por aguentar o partido trabalhista mais uns anos no poder.

Em relação às eleições de dia 20 em Portugal ainda não sei se vai dar para eu ir votar. Se calhar o melhor é ficar fora do país por uns tempos e ver de fora :)

Ano Novo

A pedido de OB envio algumas fotos da minha passagem de ano, que se passaram à beira do Tamisa e a ouvir as badaladas do Big Ben.
As autoridades de Londres gastaram este ano uma pipa de massa com o fogo de artifício para mostrar que conseguem fazer grandes celebrações, e motivar as pessoas a apoiar a candidatura de Londres aos Jogos Olímpicos de 2012. Eles acham mesmo que vão ganhar e na verdade parece que a disputa vai ser renhida em Londres e Paris. Mas se perderem para os franciús não vai ser fácil digerir a derrota, eles gostam mesmo muito pouco deles.







Bom, é tudo por hoje. Mais posts virão... E vocês, como andam? Como dizia o Mário Zambujal para o Vítor Damas há uns anos atrás no Domingo Desportivo: "Já não oiço falar de si há uns tempos amigo Damas! Então diga lá coisas!!". Faço minhas as palavras desse guru do jornalismo desportivo em Portugal.

Abraços!

PS: Viva o Sporting que já está em primeiro! Aaaahhhhh, Leão!!!